Show simple item record

dc.contributor.advisorLink, Dionisio
dc.creatorReginato, Aline Estivalet
dc.date.accessioned2018-10-18T13:38:50Z
dc.date.available2018-10-18T13:38:50Z
dc.date.issued2011-12-10
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14592
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe environmental issue has become indispensable in the construction of the subject being green and developed in all spheres of education. Used as a tool for social and environmental inclusion, EA contributes significantly to activities that allow the conduct to be interpretations and perceptions of nature. It can be seen a constant change in social behavior in the pursuit of everyday interactions with the environment, improving environmental knowledge society, thus contributing to the environment with care Understanding this interaction between human beings and the environment has been stimulus for research on environmental perception. Another fact is, and the inclusion of the theme in different levels of education, such as professional training courses. Include Ecological Knowledge in professional education shapes the lives of young people at risk who seek such training. Young people show a tendency to incorporate the environmental issue in their professional training, in order to find the differential ecologic as a tool for competitive job market. Therefore, the inclusion of the module: Ecological Consciousness of Being in Project Pescar, brought this new vision of EA in professional training courses. Therefore, is necessary to broaden the focus, with emphasis on environmental practices in all spheres of education. Thereby changing the perspective of action in relation to the ecological teachings, look more closely, the perceptions of being to the environment taking into account their experiences with the environment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectConscientização ambientalpor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectEnvironmental awarenesseng
dc.subjectProfessional educationeng
dc.titlePercepção ambiental de jovens participantes da VIII turma do projeto pescar Banrisul após a conclusão do módulo consciência ecológica do serpor
dc.title.alternativeScripts of environmental of young members of the class project pescar VIII Banrisul after completion of the module of ecological awareness of beingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoA temática ambiental tornou-se assunto indispensável na construção do ser ecológico e desenvolvida em todas as esferas de ensino. Utilizada como ferramenta para inclusão socioambiental, a EA contribui significativamente para atividades que permite ao ser realizar as interpretações e as percepções sobre a natureza. Percebe-se uma constante mudança de comportamento social na busca por interações cotidianas com o ambiente, aprimorando os conhecimentos ambientais da sociedade, contribuindo assim com os cuidados ao meio. O entendimento dessa interação do ser humano com o ambiente tem representado um estímulo para pesquisas de percepção ambiental. Outro fato é, e a inclusão da temática em níveis diferenciados de ensino, como os cursos de capacitação profissional. Incluir os Saberes Ecológicos na educação profissional molda a vida de jovens em situação de risco que buscam essa capacitação. Os jovens revelam uma tendência à incorporação da temática ambiental em sua formação profissional, a fim de buscar o diferencial ecológico, como instrumento ao competitivo mercado de trabalho. Sendo assim, a inclusão do módulo: Consciência Ecológica do Ser no Projeto Pescar Banrisul, trouxe essa nova visão de EA em cursos de capacitação profissional. Para isso, é necessário ampliar o foco, dando ênfase às práticas ambientais em todas as esferas de ensino. Mudando assim, a perspectiva de ação em relação aos ensinamentos ecológicos, observando mais atentamente, as percepções do ser com o ambiente e levando em consideração as suas vivências com o meio.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

  • Educação Ambiental - EaD [321]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.