dc.contributor.advisor | Link, Dionisio | |
dc.creator | Reginato, Aline Estivalet | |
dc.date.accessioned | 2018-10-18T13:38:50Z | |
dc.date.available | 2018-10-18T13:38:50Z | |
dc.date.issued | 2011-12-10 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14592 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The environmental issue has become indispensable in the construction of the
subject being green and developed in all spheres of education. Used as a tool for
social and environmental inclusion, EA contributes significantly to activities that allow
the conduct to be interpretations and perceptions of nature. It can be seen a
constant change in social behavior in the pursuit of everyday interactions with the
environment, improving environmental knowledge society, thus contributing to the
environment with care Understanding this interaction between human beings and the
environment has been stimulus for research on environmental perception. Another
fact is, and the inclusion of the theme in different levels of education, such as
professional training courses. Include Ecological Knowledge in professional
education shapes the lives of young people at risk who seek such training. Young
people show a tendency to incorporate the environmental issue in their professional
training, in order to find the differential ecologic as a tool for competitive job market.
Therefore, the inclusion of the module: Ecological Consciousness of Being in Project
Pescar, brought this new vision of EA in professional training courses. Therefore, is
necessary to broaden the focus, with emphasis on environmental practices in all
spheres of education. Thereby changing the perspective of action in relation to the
ecological teachings, look more closely, the perceptions of being to the environment
taking into account their experiences with the environment. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Conscientização ambiental | por |
dc.subject | Educação profissional | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Environmental awareness | eng |
dc.subject | Professional education | eng |
dc.title | Percepção ambiental de jovens participantes da VIII turma do projeto pescar Banrisul após a conclusão do módulo consciência ecológica do ser | por |
dc.title.alternative | Scripts of environmental of young members of the class project pescar VIII Banrisul after completion of the module of ecological awareness of being | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | A temática ambiental tornou-se assunto indispensável na construção do ser
ecológico e desenvolvida em todas as esferas de ensino. Utilizada como ferramenta
para inclusão socioambiental, a EA contribui significativamente para atividades que
permite ao ser realizar as interpretações e as percepções sobre a natureza.
Percebe-se uma constante mudança de comportamento social na busca por
interações cotidianas com o ambiente, aprimorando os conhecimentos ambientais
da sociedade, contribuindo assim com os cuidados ao meio. O entendimento dessa
interação do ser humano com o ambiente tem representado um estímulo para
pesquisas de percepção ambiental. Outro fato é, e a inclusão da temática em níveis
diferenciados de ensino, como os cursos de capacitação profissional. Incluir os
Saberes Ecológicos na educação profissional molda a vida de jovens em situação
de risco que buscam essa capacitação. Os jovens revelam uma tendência à
incorporação da temática ambiental em sua formação profissional, a fim de buscar o
diferencial ecológico, como instrumento ao competitivo mercado de trabalho. Sendo
assim, a inclusão do módulo: Consciência Ecológica do Ser no Projeto Pescar
Banrisul, trouxe essa nova visão de EA em cursos de capacitação profissional. Para
isso, é necessário ampliar o foco, dando ênfase às práticas ambientais em todas as
esferas de ensino. Mudando assim, a perspectiva de ação em relação aos
ensinamentos ecológicos, observando mais atentamente, as percepções do ser com
o ambiente e levando em consideração as suas vivências com o meio. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |