Show simple item record

dc.contributor.advisorLopes, Luis Felipe Dias
dc.creatorCastilhos, Soni Beatris de
dc.date.accessioned2014-04-22
dc.date.accessioned2014-04-22T19:14:23Z
dc.date.available2014-04-22T19:14:23Z
dc.date.issued2013-01-18
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/145
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractTo provide a meaningful education, training and innovative, educational institution requires a curriculum aimed at the interests of the entire school community, focused on the development of skills and abilities and training of citizens participatory, self-confident and aware of their potential. This paper bases its content on the National Curriculum, the Law of Guidelines and Bases, in what some scholars of the subject and research in educational institutions. Aware of these parameters, the present study is in focus on information technology as a tool assisting in the learning process, addressing its importance as a vehicle for transformation and construction of new knowledge, as guidance laws governing education in Brazil. Also aims to stimulate educational practice through the use of technological resources in the acquisition of knowledge and promote the construction of an education grounded in accordance with the needs of the learner, with contextualizing your reality and new technology and community interaction. Importantly, the means of computerization came to assist us, demystify, facilitate our work, improve our knowledge as well as many machines invented by man, just use them correctly and limited. Public education policies have had an emphasis over the past few years, the need to computerize schools and change teaching practices, just that our rulers and people involved in the teaching-learning process, and make available appropriate means to strengthen education in our country.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertoeng
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectTransformaçãopor
dc.titleO computador no ensino fundamental: estudo de caso na Escola João Correa de Canela - RSpor
dc.title.alternativeComputer in elementary education: a case study in School João Corrêa de Canela – RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Picada Café, RS, Brasilpor
dc.degree.levelEspecializaçãopor
dc.degree.specializationGestão Pública, EaDpor
dc.description.resumoPara oferecer uma educação significativa, formativa e inovadora, a instituição de ensino necessita de uma proposta curricular que vise os interesses de toda a comunidade escolar, voltada para o desenvolvimento das competências e habilidades e a formação de cidadãos participativos, autoconfiantes e conscientes de seu potencial. O presente trabalho fundamenta seu conteúdo nos Parâmetros Curriculares Nacionais, na Lei de Diretrizes e Bases, no que dizem alguns estudiosos do assunto e pesquisas realizadas em instituições de ensino. Atento a estes parâmetros, o presente estudo constitui-se em focar-se na informática como um instrumento auxiliar no processo ensino aprendizagem, abordando sua importância como um veículo para transformação e construção de novos conhecimentos, conforme orientações das leis que regem a educação brasileira. Igualmente, pretende estimular a prática educativa através do uso de recursos tecnológicos na aquisição do conhecimento e promover a construção de uma educação fundamentada de acordo com as necessidades do educando, contextualizando com sua realidade e as novas tecnologias e interação da comunidade. É importante salientar que os meios de informatização vieram para nos auxiliar, desmistificar, facilitar nosso trabalho, aprimorar nossos conhecimentos assim como muitas máquinas inventadas pelo homem, basta usá-las de forma correta e limitada. As políticas Públicas de educação têm dado bastante ênfase, ao longo dos últimos anos, à necessidade de informatizar as escolas e modificar práticas de ensino, basta que os nossos governantes e as pessoas envolvidas no processo ensino-aprendizagem, disponibilizem meios adequados e fortaleçam a educação em nosso país.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

  • Gestão Pública - EaD [311]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Pública - EaD

Show simple item record


O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.