dc.contributor.advisor | Tomazzetti, Cleonice Maria | |
dc.creator | Ruviaro, Ana Maria | |
dc.date.accessioned | 2018-10-22T14:55:18Z | |
dc.date.available | 2018-10-22T14:55:18Z | |
dc.date.issued | 2011-10-24 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14622 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | It is a qualitative study that uses as a research method, open interview and memorial, having as an aim of study, women-students of Industrial Technical School from Santa
Maria(CTISM), PROEJA and seven teachers of the technique area of the same institution. The objectives aimed to identify the impact of PROEJA in the universe of
the students of the technical course in electro-mechanics; knowing the life trajectory
of the students of Federal School of Professional Technique Teaching (PROEJA) ,
within the ones who joined the electromechanical technical course in the PROEJA
kind, during the period of 2007-2011, based in academic and socio-economical data;
present the elements reported by students as motives for optioning for this course in
electro-mechanics; list their expectations in relation to the placing and rising in the
world of study; analyse elements of the school context in which the students of
CTISM, PROEJA kind are inserted (having technologies as an access to
electromechanical course and the world of work); investigate the position of the
teachers of the technical area about the insertion of women in the course. As we
noticed in this study about the impact of PROEJA in women’s-students ’ lives, it is
clear that at the moment that they were selected for this course there has been an
increasing feeling of auto-esteem. Thus, they feel as examples of overcoming to
those who surround them and the course also caused changes in their lives. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.subject | Mulheres e trabalho | por |
dc.subject | Educação e trabalho | por |
dc.subject | Women and work | eng |
dc.subject | Education and work | eng |
dc.title | PROEJA e mulheres: uma oportunidade de ascensão para o mundo do trabalho | por |
dc.title.alternative | PROEJA and women: an opportunity of rising into the world of work | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos | por |
dc.description.resumo | Trata-se de estudo qualitativo utilizando como método de pesquisa entrevista aberta
e memorial, tendo como sujeitos deste estudo mulheres/estudantes do Colégio
Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), na modalidade PROEJA, e sete
professores da área técnica desta mesma instituição. Os objetivos visavam
identificar o impacto do PROEJA no universo das estudantes do curso técnico de
eletromecânica; conhecer a trajetória de vida destas estudantes, dentre as que
ingressaram no curso técnico de eletromecânica na modalidade PROEJA no período
de 2007 a 2011, com base em dados acadêmicos e sócio-econômicos; apresentar
os elementos relacionados pelas estudantes como motivos pela opção por este
curso PROEJA em eletromecânica; elencar suas expectativas em relação à
colocação e inserção no mundo do trabalho; analisar elementos do contexto escolar
no qual as estudantes do CTISM, na modalidade PROEJA, estão inseridas (tendo as
tecnologias como acesso ao curso de eletromecânica e o mundo do trabalho);e
investigar qual o posicionamento dos professores da área técnica sobre a inserção
das mulheres no curso. Conforme se constatou neste estudo sobre o impacto do
PROEJA na vida das mulheres/estudantes do CTISM, ficou claro que no momento
que foram selecionadas para o curso houve um aumento elevado de auto-estima.
Sendo assim, sentem-se como exemplo de superação para aqueles que as rodeiam
e o curso provocou mudanças em suas vidas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |