Um olhar nas concepções da comunidade escolar acerca do projeto político pedagógico e sua implementação em uma escola de educação básica
Resumo
Este trabalho propõe compreender a visão dos gestores, professores e
demais integrantes da comunidade escolar acerca do Projeto Político Pedagógico,
no sentido de verificar como interfere nas decisões tomadas na Escola e na
concretização de ações que visem à implementação das ideias e pressupostos
contidos no Projeto Político Pedagógico. Os compromissos da Escola com as
políticas públicas para a educação pressupõem um amplo comprometimento do
gestor e dos professores da Instituição pelas melhorias nos índices educacionais e a
implementação de ações que possam levar aos alunos educação de qualidade.
Passados vários anos da proposição deste novo formato na organização da
educação brasileira, sob o viés da democratização da escola pública, permanecem
muitos equívocos e dúvidas quanto à elaboração e a implementação do Projeto
Político Pedagógico. Com esta pesquisa constatou-se que, no dia a dia da Escola o
foco das preocupações dos gestores acaba sendo resolver situações conforme vão
surgindo; já para os professores a preocupação é essencialmente cumprir a carga
horária e desenvolver o conteúdo; os alunos se preocupam com avaliações e em
passar de ano; pais não se preocupam necessariamente com o que e como os filhos
estão aprendendo, mas que os filhos aprovem no final do ano. Assim, o Projeto
Político Pedagógico acaba sendo um documento necessário e determinado pela
legislação, mas não necessariamente um documento norteador dos pressupostos e
ações educacionais na escola, faltando, efetivamente, o espaço de
compartilhamento, de reflexão, de revisão das posições, de planejamento e de
[co]responsabilidade de ações coletivas a curto, médio e longo prazo. E é isto
mesmo que o Projeto Político Pedagógico, justamente, propõe à organização da escola: estabelecer preceitos e prioridades, definir estratégias e ações coletivas que
estejam voltadas para a função da escola, no sentido de promover práticas
educativas significativas à qualidade de vida em sociedade.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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