Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorIlha, Adayr da Silva
dc.creatorRedin, Clelia Regina
dc.date.accessioned2018-10-23T12:22:07Z
dc.date.available2018-10-23T12:22:07Z
dc.date.issued2011-11-12
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14634
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis monograph concerns analyze the profile of the users of Telecenter in Sobradinho of digital inclusion, it makes literature revision, concepts, items that concerns the issue, it shows the difference visions about digital inclusion and exclusion, perceive the politic and public digital inclusion in Brazil, in the state of Rio Grande do Sul and the town of Sobradinho, RS. The users were analyzed users during the month of September 2010, with the aim of describing and qualify the users of Telecenter in Sobradinho. The data were collected in the Users Register of Book and complemented through the questionnaire. The issues studied were: sex, age, school/institution where study, year, series, course, local where live, domiciliary internet, income familiar, and what accessed in internet in visit in Telecenter. It was intended knowing “what was the profile of the users in Telecenter in Sobradinho of digital inclusion, located in “Casa da Cultura”, in town of Sobradinho, RS. It was identified that the users in most part are young students in fundamental schools and in state area, and the age were among twelve and fourteen years old, came of the poorest slams of the town, mostly masculine sex. With a familiar income about three minimum salary, without access of internet. They use the telecenter to school research, entertainment and leisure, relationship and personal communication. It concluded that there is a necessity to offer public politics of digital inclusion in slams and schools in inversed turn of school, helping these young students in research and relation sites.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectInclusão digitalpor
dc.subjectTelecentropor
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectDigital inclusioneng
dc.subjectTelecentereng
dc.titleInclusão digital: perfil dos usuários do Telecentro de Sobradinho, RSpor
dc.title.alternativeThe digital inclusion: profile of the users in Telecenter in Sobradinho, RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública Municipal, EaDpor
dc.description.resumoEsta monografia propõe analisar o perfil dos usuários do Telecentro de Sobradinho de Inclusão Digital, faz revisão de literatura, conceituando termos pertinentes ao tema, mostra as diferentes visões sobre inclusão e exclusão digital, revisa políticas públicas de inclusão digital no Brasil, no Estado do Rio Grande do Sul e no Município de Sobradinho, RS. Foram analisados usuários durante o mês de setembro de 2010, com o intuito de descrever e quantificar os usuários do Telecentro de Sobradinho. Os dados foram coletados do Livro de Registros dos Usuários e complementados através de questionário. As variáveis estudadas foram: sexo, idade, escola/instituição que estuda, ano/série/curso, local que reside, internet domiciliar, renda familiar, e o que acessou na visita ao Telecentro. Pretendeu-se saber “Qual o perfil dos usuários do Telecentro de Sobradinho de Inclusão Digital, localizado na Casa da Cultura, no município de Sobradinho, RS?”. Identificou-se que os usuários, em sua grande maioria, são jovens e estudantes, das escolas de Ensino Fundamental da Rede Estadual e Municipal de Ensino, com idade entre doze e quatorze anos, oriundos dos Bairros mais pobres da cidade de Sobradinho, a maioria do sexo masculino, com renda familiar de um e no máximo três salários mínimos, sem acesso domiciliar à internet. Utilizam o Telecentro para pesquisa escolar, divertimento e lazer, redes de relacionamento e comunicação pessoal. Concluiu-se pela necessidade de oferecer políticas públicas de inclusão digital em bairros e nas escolas, no turno inverso a aula, orientando estes jovens estudantes em pesquisas e sites de relacionamento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto