dc.contributor.advisor | Link, Dionisio | |
dc.creator | Rosa, Aurici Azevedo da | |
dc.date.accessioned | 2018-10-23T13:02:24Z | |
dc.date.available | 2018-10-23T13:02:24Z | |
dc.date.issued | 2011-12-10 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14636 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The Environmental Protection Area of Banhado Grande - APABG is a large
area, which involves a diversity of habitats, fauna and flora, besides covering four
municipalities Viamão, Gravataí, Glorinha and Santo Antônio da Patrulha. Being a
APA, it is a type of protected area for sustainable use. With few years of existence is
still little known and suffers from all kinds of degradation. This work intends to list
theoretical and methodological assumptions that collaborate with the development of
Environmental Education Plan for this unit. To this end, there was a literature review
and two quantitative research where the first, aimed to diagnose the level of
knowledge reagarding APABG and the “Refúgo da Vida Silvestre Banhado dos
Pachecos”, a conservation unit inserted into the APA. This survey was conducted in
the region of Águas Claras / Viamão. The second survey was the mapping of actions
in the environmental education in the constituent municipalities of the unit. This was
intended to form a framework of knowledge associated with all their reality and
complexity of environmental and social relations in the region serving thus, guidance
and foundation for the preparation of the plan and the proposal for formation of
environmental educators for the APA, aiming its sustainability. The theoretical
assumptions are based on the formation of citizenship, environmental awareness and
on the Critical Environmental Education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Plano de educação ambiental | por |
dc.subject | Sustentabilidade | por |
dc.subject | Educadores ambientais | por |
dc.subject | Plan for environmental education | eng |
dc.subject | Sustainability | eng |
dc.subject | Environmental educators | eng |
dc.title | Premissas para a elaboração do plano de educação ambiental para a área de proteção ambiental do Banhado Grande | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | A Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande - APABG é uma área
extensa que envolve uma diversidade de habitats, fauna e flora, além de abranger
quatro municípios Viamão, Gravataí, Glorinha e Santo Antônio da Patrulha. Sendo
uma APA, ela constitui-se em um tipo de unidade de conservação de uso
sustentável. Com poucos anos de existência, ainda é pouco conhecida e sofre com
os mais variados tipos de degradação. O presente trabalho pretende elencar
pressupostos teóricos e metodológicos que colaborem com a elaboração do Plano
de Educação Ambiental para essa unidade. Para tanto, realizou-se uma revisão
bibliográfica e duas pesquisas quantitativas; onde, a primeira, teve como objetivo
diagnosticar o nível de conhecimento a respeito da APABG e do Refúgio da Vida
Silvestre Banhado dos Pachecos - uma unidade de conservação inserida dentro da
APA. Essa pesquisa foi realizada na região de Águas Claras/Viamão. A segunda
pesquisa foi o mapeamento de ações em Educação Ambiental nos municípios
constituintes da Unidade. Com isso, pretendeu-se formar um arcabouço de
conhecimentos associados a sua realidade e a toda complexidade das relações
ambientais e sociais da região servindo assim, de orientação e embasamento para a
elaboração do referido Plano e de proposta para formação de educadores
ambientais para a APA visando a sua sustentabilidade. Os pressupostos teóricos se
baseiam na formação da cidadania e da consciência ecológica, tendo-se por base a
Educação Ambiental Crítica. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |