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dc.contributor.advisorLink, Dionisio
dc.creatorRosa, Aurici Azevedo da
dc.date.accessioned2018-10-23T13:02:24Z
dc.date.available2018-10-23T13:02:24Z
dc.date.issued2011-12-10
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14636
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe Environmental Protection Area of Banhado Grande - APABG is a large area, which involves a diversity of habitats, fauna and flora, besides covering four municipalities Viamão, Gravataí, Glorinha and Santo Antônio da Patrulha. Being a APA, it is a type of protected area for sustainable use. With few years of existence is still little known and suffers from all kinds of degradation. This work intends to list theoretical and methodological assumptions that collaborate with the development of Environmental Education Plan for this unit. To this end, there was a literature review and two quantitative research where the first, aimed to diagnose the level of knowledge reagarding APABG and the “Refúgo da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos”, a conservation unit inserted into the APA. This survey was conducted in the region of Águas Claras / Viamão. The second survey was the mapping of actions in the environmental education in the constituent municipalities of the unit. This was intended to form a framework of knowledge associated with all their reality and complexity of environmental and social relations in the region serving thus, guidance and foundation for the preparation of the plan and the proposal for formation of environmental educators for the APA, aiming its sustainability. The theoretical assumptions are based on the formation of citizenship, environmental awareness and on the Critical Environmental Education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPlano de educação ambientalpor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectEducadores ambientaispor
dc.subjectPlan for environmental educationeng
dc.subjectSustainabilityeng
dc.subjectEnvironmental educatorseng
dc.titlePremissas para a elaboração do plano de educação ambiental para a área de proteção ambiental do Banhado Grandepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoA Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande - APABG é uma área extensa que envolve uma diversidade de habitats, fauna e flora, além de abranger quatro municípios Viamão, Gravataí, Glorinha e Santo Antônio da Patrulha. Sendo uma APA, ela constitui-se em um tipo de unidade de conservação de uso sustentável. Com poucos anos de existência, ainda é pouco conhecida e sofre com os mais variados tipos de degradação. O presente trabalho pretende elencar pressupostos teóricos e metodológicos que colaborem com a elaboração do Plano de Educação Ambiental para essa unidade. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica e duas pesquisas quantitativas; onde, a primeira, teve como objetivo diagnosticar o nível de conhecimento a respeito da APABG e do Refúgio da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos - uma unidade de conservação inserida dentro da APA. Essa pesquisa foi realizada na região de Águas Claras/Viamão. A segunda pesquisa foi o mapeamento de ações em Educação Ambiental nos municípios constituintes da Unidade. Com isso, pretendeu-se formar um arcabouço de conhecimentos associados a sua realidade e a toda complexidade das relações ambientais e sociais da região servindo assim, de orientação e embasamento para a elaboração do referido Plano e de proposta para formação de educadores ambientais para a APA visando a sua sustentabilidade. Os pressupostos teóricos se baseiam na formação da cidadania e da consciência ecológica, tendo-se por base a Educação Ambiental Crítica.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental - EaD [321]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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Acesso Aberto
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