dc.contributor.advisor | Krum, Myrian Cunha | |
dc.creator | Rodrigues, Tanizie Helena de Vargas Callegaro | |
dc.date.accessioned | 2018-10-24T11:19:57Z | |
dc.date.available | 2018-10-24T11:19:57Z | |
dc.date.issued | 2011-09-16 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14649 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The present study is a bibliographical research plus a field study, which aimed
to analyze the problems of school indiscipline, from the perspective of the
coordinator, to check your role against this problem. For this we used the following
data collection instruments and data analysis: literature review and a questionnaire
with pedagogical coordinators. Through this research we seek subsidies that respond
to issues of indiscipline problems, presented in two schools investigated, from the
perspective of educational coordination. Considering the placement of the
coordinators, together with the realities of schools analyzed, and also to the existing
literature, there is the important role of as articulator of the pedagogical coordinator of
the educational process. Also, it was verified that discipline problems are real, and
arise for several reasons described throughout the work, however it is up to schools,
especially pedagogical coordination, educate teachers that is necessary to develop
and plan new ways of teaching, from a practice based on principles that consider the
students as the primary focus of learning, for only then will reach the goal of real
education, and disciplinary problems, of course, will dissipate. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Indisciplina | eng |
dc.subject | Coordenação pedagógica | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Indiscipline | eng |
dc.subject | Pedagogical coordination | eng |
dc.title | O papel do coordenador pedagógico frente à indisciplina escolar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica, acrescida de uma pesquisa
de campo, que teve por objetivo analisar os problemas da indisciplina escolar, sob a
óptica do coordenador, buscando verificar o seu papel frente a essa problemática.
Para isto foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta e análise de dados:
revisão bibliográfica e um questionário com coordenadoras pedagógicas. Através
desta pesquisa buscamos subsídios que respondam a questões referentes à
problemática indisciplinar, apresentada nas duas escolas investigadas, sob a ótica
da coordenação pedagógica. Considerando as colocações das coordenadoras,
aliadas a realidade das escolas analisadas e, também, à literatura existente, verificase
a importância do papel do coordenador pedagógico enquanto articulador do
processo pedagógico. Também, verificou-se que, os problemas disciplinares são
reais, e surgem por inúmeras razões descritas ao longo do trabalho, contudo cabe a
escola, em especial á coordenação pedagógica, conscientizar os professores de que
é preciso desenvolver e programar novas formas de ensinar, a partir de uma prática
baseada em princípios que considerem o educando como o foco primordial da
aprendizagem, pois somente assim atingir-se-á o objetivo rela da educação, e os
problemas disciplinares, com certeza, se dissiparão. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |