Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKrum, Myrian Cunha
dc.creatorRodrigues, Tanizie Helena de Vargas Callegaro
dc.date.accessioned2018-10-24T11:19:57Z
dc.date.available2018-10-24T11:19:57Z
dc.date.issued2011-09-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14649
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe present study is a bibliographical research plus a field study, which aimed to analyze the problems of school indiscipline, from the perspective of the coordinator, to check your role against this problem. For this we used the following data collection instruments and data analysis: literature review and a questionnaire with pedagogical coordinators. Through this research we seek subsidies that respond to issues of indiscipline problems, presented in two schools investigated, from the perspective of educational coordination. Considering the placement of the coordinators, together with the realities of schools analyzed, and also to the existing literature, there is the important role of as articulator of the pedagogical coordinator of the educational process. Also, it was verified that discipline problems are real, and arise for several reasons described throughout the work, however it is up to schools, especially pedagogical coordination, educate teachers that is necessary to develop and plan new ways of teaching, from a practice based on principles that consider the students as the primary focus of learning, for only then will reach the goal of real education, and disciplinary problems, of course, will dissipate.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectIndisciplinaeng
dc.subjectCoordenação pedagógicapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectIndisciplineeng
dc.subjectPedagogical coordinationeng
dc.titleO papel do coordenador pedagógico frente à indisciplina escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica, acrescida de uma pesquisa de campo, que teve por objetivo analisar os problemas da indisciplina escolar, sob a óptica do coordenador, buscando verificar o seu papel frente a essa problemática. Para isto foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta e análise de dados: revisão bibliográfica e um questionário com coordenadoras pedagógicas. Através desta pesquisa buscamos subsídios que respondam a questões referentes à problemática indisciplinar, apresentada nas duas escolas investigadas, sob a ótica da coordenação pedagógica. Considerando as colocações das coordenadoras, aliadas a realidade das escolas analisadas e, também, à literatura existente, verificase a importância do papel do coordenador pedagógico enquanto articulador do processo pedagógico. Também, verificou-se que, os problemas disciplinares são reais, e surgem por inúmeras razões descritas ao longo do trabalho, contudo cabe a escola, em especial á coordenação pedagógica, conscientizar os professores de que é preciso desenvolver e programar novas formas de ensinar, a partir de uma prática baseada em princípios que considerem o educando como o foco primordial da aprendizagem, pois somente assim atingir-se-á o objetivo rela da educação, e os problemas disciplinares, com certeza, se dissiparão.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto