dc.contributor.advisor | Silva, Ivete Souza da | |
dc.creator | Rosa, Ilhana de Lima Rodrigues da | |
dc.date.accessioned | 2018-10-25T13:24:13Z | |
dc.date.available | 2018-10-25T13:24:13Z | |
dc.date.issued | 2012-11-30 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14672 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This research aims at investigating the presence of the guiding principles proposed
by the National Curriculum Guide for Training of Teachers in Normal Mode in Middle
Level (Parecer CNE/CEB 01/99 e Resolução CNE/CEB 02/99) in Educational Project
and School Rules Normal Course of the State Institute of Education João Neves da
Fontoura - Cachoeira do Sul / RS. The IEEJNF - Normal School of Public Cachoeira
do Sul - have great representation in the educational scenario in the state of Rio
Grande do Sul, as responsible for teacher training in high school 83 years ago. The
documents were analyzed in light of theories of democratic management, allowing to
understand the pedagogical project as an expression of school autonomy with
collective and dynamic character, demonstrating the concern of the school
community about the fate of the students, school and society, and the Rules school
in order to build a public school for all, with rules rooted theoretically ruled on the
legitimacy and not just bureaucratic determinations, setting up documents as allies in
the collective construction of a quality school. The study was influenced research
literature and documents, looking for new ways to understand the phenomena and
producing new knowledge showing how these have been developed in schools. The
documents analyzed are written in a clear and objective, guided by the educational
legislation, clearly showing the influence of the National Curriculum Guidelines for
schools to develop teacher training to ensure educational access and retention of all
students, with collective practices dialog with the school community, striving for social
justice, equality and solidarity. Where the experiences, realities and knowledge of the
students are part of the relationship between theory and practice and conscious
processing, ensuring that students and teachers are agents of valuing life quality and
social dignity. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Diretrizes curriculares | por |
dc.subject | Escola normal | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Projeto pedagógico | por |
dc.subject | Regimento escolar | por |
dc.subject | Curriculum guidelines | eng |
dc.subject | Normal school | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Pedagogical | eng |
dc.subject | School regulations | eng |
dc.title | Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores na modalidade normal em nível médio: desafios para a construção do projeto pedagógico e regimento escolar | por |
dc.title.alternative | National curriculum guidelines for teacher education in normal mode in high school: challenges for the construction of pedagogical and school regulations | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar a presença dos princípios
norteadores propostos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de
professores na Modalidade Normal em Nível Médio (Parecer CNE/CEB 01/99 e
Resolução CNE/CEB 02/99) no Projeto Pedagógico e no Regimento Escolar do
Curso Normal do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura –
Cachoeira do Sul/RS. O IEEJNF – Escola Normal pública de Cachoeira do Sul - tem
grande representatividade no cenário educacional do interior do Estado do Rio
Grande do Sul, pois se responsabiliza pela formação docente em nível médio há 83
anos. Os documentos foram analisados à luz das teorias sobre Gestão Democrática,
possibilitando entender o Projeto Pedagógico como expressão de autonomia da
escola, com caráter dinâmico e coletivo, demonstrando a preocupação da
comunidade escolar com o destino dos alunos, da escola e da sociedade; e o
Regimento Escolar com a finalidade de construir uma escola pública para todos,
com regras enraizadas teoricamente, pautadas na legitimidade e não apenas em
determinações burocráticas, configurando-se como documentos aliados na
construção coletiva de uma escola de qualidade. O estudo sofreu influências das
pesquisas bibliográfica e documental, procurando novas formas de compreender os
fenômenos e produzir novos conhecimentos, mostrando como estes têm sido
desenvolvidos nas instituições escolares. Os documentos analisados estão escritos
de forma clara e objetiva, pautados na legislação educacional, mostrando
nitidamente a influência das Diretrizes Curriculares Nacionais para que as escolas
de formação de professores desenvolvam ações educativas que garantam o acesso
e permanência de todos os alunos, com práticas coletivas de diálogo com a
comunidade escolar, primando pela justiça social, igualdade, solidariedade. As
experiências, realidades e saberes dos alunos fazem parte da relação entre teoria e
prática consciente e transformadora, garantindo que seus alunos e professores
sejam agentes da valorização da vida com qualidade social e dignidade humana. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |