Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Ivete Souza da
dc.creatorRosa, Ilhana de Lima Rodrigues da
dc.date.accessioned2018-10-25T13:24:13Z
dc.date.available2018-10-25T13:24:13Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14672
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis research aims at investigating the presence of the guiding principles proposed by the National Curriculum Guide for Training of Teachers in Normal Mode in Middle Level (Parecer CNE/CEB 01/99 e Resolução CNE/CEB 02/99) in Educational Project and School Rules Normal Course of the State Institute of Education João Neves da Fontoura - Cachoeira do Sul / RS. The IEEJNF - Normal School of Public Cachoeira do Sul - have great representation in the educational scenario in the state of Rio Grande do Sul, as responsible for teacher training in high school 83 years ago. The documents were analyzed in light of theories of democratic management, allowing to understand the pedagogical project as an expression of school autonomy with collective and dynamic character, demonstrating the concern of the school community about the fate of the students, school and society, and the Rules school in order to build a public school for all, with rules rooted theoretically ruled on the legitimacy and not just bureaucratic determinations, setting up documents as allies in the collective construction of a quality school. The study was influenced research literature and documents, looking for new ways to understand the phenomena and producing new knowledge showing how these have been developed in schools. The documents analyzed are written in a clear and objective, guided by the educational legislation, clearly showing the influence of the National Curriculum Guidelines for schools to develop teacher training to ensure educational access and retention of all students, with collective practices dialog with the school community, striving for social justice, equality and solidarity. Where the experiences, realities and knowledge of the students are part of the relationship between theory and practice and conscious processing, ensuring that students and teachers are agents of valuing life quality and social dignity.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDiretrizes curricularespor
dc.subjectEscola normalpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectProjeto pedagógicopor
dc.subjectRegimento escolarpor
dc.subjectCurriculum guidelineseng
dc.subjectNormal schooleng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectPedagogicaleng
dc.subjectSchool regulationseng
dc.titleDiretrizes curriculares nacionais para a formação de professores na modalidade normal em nível médio: desafios para a construção do projeto pedagógico e regimento escolarpor
dc.title.alternativeNational curriculum guidelines for teacher education in normal mode in high school: challenges for the construction of pedagogical and school regulationseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo principal investigar a presença dos princípios norteadores propostos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores na Modalidade Normal em Nível Médio (Parecer CNE/CEB 01/99 e Resolução CNE/CEB 02/99) no Projeto Pedagógico e no Regimento Escolar do Curso Normal do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura – Cachoeira do Sul/RS. O IEEJNF – Escola Normal pública de Cachoeira do Sul - tem grande representatividade no cenário educacional do interior do Estado do Rio Grande do Sul, pois se responsabiliza pela formação docente em nível médio há 83 anos. Os documentos foram analisados à luz das teorias sobre Gestão Democrática, possibilitando entender o Projeto Pedagógico como expressão de autonomia da escola, com caráter dinâmico e coletivo, demonstrando a preocupação da comunidade escolar com o destino dos alunos, da escola e da sociedade; e o Regimento Escolar com a finalidade de construir uma escola pública para todos, com regras enraizadas teoricamente, pautadas na legitimidade e não apenas em determinações burocráticas, configurando-se como documentos aliados na construção coletiva de uma escola de qualidade. O estudo sofreu influências das pesquisas bibliográfica e documental, procurando novas formas de compreender os fenômenos e produzir novos conhecimentos, mostrando como estes têm sido desenvolvidos nas instituições escolares. Os documentos analisados estão escritos de forma clara e objetiva, pautados na legislação educacional, mostrando nitidamente a influência das Diretrizes Curriculares Nacionais para que as escolas de formação de professores desenvolvam ações educativas que garantam o acesso e permanência de todos os alunos, com práticas coletivas de diálogo com a comunidade escolar, primando pela justiça social, igualdade, solidariedade. As experiências, realidades e saberes dos alunos fazem parte da relação entre teoria e prática consciente e transformadora, garantindo que seus alunos e professores sejam agentes da valorização da vida com qualidade social e dignidade humana.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto