dc.creator | Kautzmann, Tassiana | |
dc.date.accessioned | 2018-10-26T17:32:37Z | |
dc.date.available | 2018-10-26T17:32:37Z | |
dc.date.issued | 2017-08-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14695 | |
dc.description.abstract | With the expansion of educational games, new alternatives are being researched to
improve learning. Among them are the collaborative games, which seek to involve all the
participants, in order to establish a negotiation in favor of the group, to fulfill tasks and/or
objectives. Considering this question, the present work presents a serious collaborative game,
whose goal is to provide collaboration, taking into account the necessary requirements for it to
actually happen, thus stimulating student engagement and helping them to obtain a better
content and can enhance and/or develop their cognitive skills. In order to validate the proposal
described here, a prototype was developed in the multiplayer format, taking into account some
important requirements to promote collaboration, according to the Collaboration Model 3C,
such as: communication, definition of roles/functions, cooperation, decision making, game
vision, goal setting, among others. The aforementioned prototype was applied and evaluated
with a group of students from the Computing area. In addition to the analysis of the data
generated by the prototype, a questionnaire was used, divided into three parts: user profile,
game and collaboration analysis. The results of the analysis show that the proposal presented
has great potential as a tool for collaboration and learning, and also encourages students to
engage in exchange and/or search for knowledge. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Firewall Defense | por |
dc.subject | Jogos sérios colaborativos | por |
dc.subject | Multiplayer | por |
dc.subject | Modelo 3C de colaboração | por |
dc.subject | Firewall Defense | eng |
dc.subject | Collaborative serious games | eng |
dc.subject | Multiplayer | eng |
dc.subject | 3C collaboration model | eng |
dc.title | Firewall Defense: um jogo sério colaborativo | por |
dc.title.alternative | Firewall Defense: a serious collaborative game | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Com a expansão dos jogos educacionais, novas alternativas estão sendo pesquisadas
para melhorar a aprendizagem. Entre elas encontram-se os jogos colaborativos, os quais buscam
envolver todos os participantes, a fim de estabelecerem uma negociação em prol do grupo, para
cumprir tarefas e/ou objetivos. Considerando esta questão, o presente trabalho apresenta um
jogo sério colaborativo, cuja meta é proporcionar a colaboração, levando em consideração os
requisitos necessários para que ela de fato aconteça, estimulando, assim, o engajamento dos
estudantes e contribuindo para que os mesmos obtenham um melhor aproveitamento do
conteúdo e possam aprimorar e/ou desenvolver suas habilidades cognitivas. No intuito de
validar a proposta aqui descrita, foi desenvolvido um protótipo, no formato multiplayer,
levando em consideração alguns requisitos importantes para promover a colaboração, de acordo
com o Modelo 3C de Colaboração, tais como: comunicação, definição de papéis/funções,
cooperação, tomada de decisões, visão de jogo, definição de objetivos, entre outros. O referido
protótipo foi aplicado e avaliado junto a um grupo de estudantes da área de Computação, sendo
que, para a avaliação, além da análise dos dados gerados pelo protótipo, foi utilizado um
questionário, dividido em três partes: perfil do usuário, análise do jogo e análise da
colaboração. Os resultados da análise demostram indícios de que a proposta apresentada tem
um grande potencial como ferramenta de colaboração e aprendizagem, incitando, também, o
engajamento dos alunos na troca e/ou busca de conhecimentos. | por |
dc.contributor.advisor1 | Medina, Roseclea Duarte | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6560346309368052 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Bernardi, Giliane | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8988734339185408 | por |
dc.contributor.referee1 | Winck, Ana Trindade | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5075974938483862 | por |
dc.contributor.referee2 | Silva, Isabel Cristina Siqueira da | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7221692456270122 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1608407121921604 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Ciência da Computação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |