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dc.contributor.advisorCosta, Joacir Marques da
dc.creatorSilva, Luciana Guilhermano da
dc.date.accessioned2018-10-29T11:19:17Z
dc.date.available2018-10-29T11:19:17Z
dc.date.issued2018-08-28
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14697
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present work presents a critical reflection on the curricular policies of teacher education, with cultural diversity as the central perspective of social and cultural movements. Thus, it becomes necessary to discuss about educational policies and the differences in a context of society increasingly guided by consumerism, individualism, standardization, sexism and ethnocentrism. Therefore, the following problem arises: How do curricular policies produce a discourse of teacher education in reciprocal recognition of diversity? With this, it is important to analyze how the curricular policies produce a discourse of teacher training in reciprocal recognition of the diversity. For that, the theoretical-methodological assumptions are based on a qualitative research, of an exploratory nature, through the particularity of analysis of teacher education policies, having as central themes: curriculum production, teacher training and cultural diversity. Considering the design of initial and continuing formation of the basic teaching for education, it is understood that: (i) initial and ongoing training of education professionals; (ii) the inseparability between teaching, research and extension; (iii) the plurality of theoretical and practical knowledge; and, (iv) human and citizen education with a view to inclusive education, can be characterized as discourses of a teacher formation in favor of interculturality. Therefore, it is understood that it is essential to stress the technological, functionalist and bureaucratic approaches of educational institutions, and this purpose begins with changes in curricular production, in basic education and higher education projects and in educational policy, so that they contemplate the experiences, the cultures and the differences of all.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectDiversidade culturalpor
dc.subjectFormação docentepor
dc.titlePolíticas, currículo e formação docente: reconhecimento pela interculturalidadepor
dc.title.alternativePolicies, curriculum and teacher training: recognition for interculturalityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma reflexão crítica acerca das políticas curriculares de formação docente, tendo a diversidade cultural como perspectiva central de movimentos sociais e culturais. Assim, faz-se mister produzir uma discussão acerca de políticas educacionais e diferenças em um contexto de sociedade cada vez mais pautado no consumismo, no individualismo, na padronização, no sexismo e no etnocentrismo. Logo, parte-se da seguinte problemática: Como as políticas curriculares produzem um discurso de formação docente em reconhecimento recíproco da diversidade? Com isso, busca-se analisar como as políticas curriculares produzem um discurso de formação docente em reconhecimento recíproco da diversidade. Para tanto, os pressupostos teórico-metodológicos pautam-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho exploratório, mediante a particularidade de análise de políticas de formação docente, tendo como temas centrais: produção curricular, formação docente e diversidade cultural. Ao analisar o projeto de formação inicial e continuada do magistério para a educação básica, compreende-se que: (i) a formação inicial e permanente dos/as profissionais da educação; (ii) a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; (iii) a pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos; e, (iv) a formação humana e cidadã com vistas a educação inclusiva, podem se caracterizar como discursos de uma formação docente em prol da interculturalidade. Para tanto, compreende-se que é essencial tensionar os enfoques tecnológicos, funcionalistas e burocratizantes das instituições educacionais, e esse propósito começa com mudanças na produção curricular, nos projetos da educação básica e educação superior e na política educacional, para que essas contemplem as vivências, as culturas e as diferenças de todos/as.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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