Educação física e saúde: conhecimentos e concepções advindas no contexto do ensino médio
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2018-08-07Metadatos
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O presente estudo teve como objetivo analisar como o tema saúde tem sido abordado na
Educação Física (EF) escolar no Ensino Médio (EM), a partir das percepções em documentos
escolares e da perspectiva de professores de EF e de estudantes. Trata-se de um estudo caso
exploratório. Foi realizada uma revisão de literatura. Analisaram-se materiais que orientam as
práticas educativas (Projeto Político Administrativo Pedagógico – PPAP, Planos de estudos da
área da Educação Física – PEEF, e Clubes de Educação Física – CEF). Complementando os
materiais coletados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores de
EF e aplicado um questionário a 134 estudantes do EM. O método de análise utilizado foi a
análise de conteúdo. De forma geral, os resultados levam a apontar que o tratamento do tema
saúde se dá: a) as propostas educativas (Projeto Político Administrativo Pedagógico, Plano de
Estudos da área da Educação Física e Clubes de Educação Física) dão mais ênfase no
entendimento da categoria de análise Relações sociais e comunicação, como essenciais para
criar diálogos em torno das questões relativas à saúde na escola; b) no relato dos professores,
essa ênfase é ampliada na abordagem de diversos aspectos conceituais (categoria Conceitos e
convicções) e procedimentais (categoria Competências), estando a maioria deles pautado a
partir da doença, a exemplo de uma preocupação em alertar os alunos sobre os possíveis
riscos à saúde em virtude da adoção de hábitos e comportamentos em saúde não tão
saudáveis; e c) pela visão dos estudantes, a saúde tem sido entendida mais no tratamento das
categorias de análise Competências e Comportamentos e estilo de vida, principalmente, a
aspectos da prática de atividades que envolvam ações motoras de seus praticantes. A partir da
realização deste estudo no contexto investigado, concluiu-se que o tratamento do tema saúde
tem sido entendido diferentemente entre os documentos analisados, para a perspectiva dos
professores de EF e, também, diante da percepção dos estudantes do EM. Essa observação
permite analisar que, na escola estudada, nem sempre o que está articulado em torno do tema
saúde, tanto na análise das propostas educativas da escola e da área da Educação Física,
quanto das concepções dos professores, consegue ser compreendido de maneira fácil pelos
estudantes, conforme sistematizado e organizado no trabalho pedagógico da escola e dos
professores.
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