dc.creator | Paiva, Priscylla Santos de | |
dc.date.accessioned | 2018-11-01T20:23:08Z | |
dc.date.available | 2018-11-01T20:23:08Z | |
dc.date.issued | 2017-12-29 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14728 | |
dc.description.abstract | The mineral resources have been widely used by man since its inception, among
them are those employed in construction due to the enormous volumes that are
demanded of this material and its low cost in relation to other minerals. The need to
open roads for the free movement of man and his goods did it start to study the best
way to build highways, where vehicles are the most used mode of transportation. At
the beginning of those studies, the properties of the constituent materials of the
pavement were not take into account due to lack of knowledge about its effect on the
strength of the structure. After several researches, researchers concluded that the
materials that make up the pavement influence its performance and durability. It is
through tests that determine the properties of the materials as well as the knowledge
of their origin of formation. This research reports the characterization and evaluation
of the geomechanical properties of aggregates commonly used in road paving,
collected in units of the central portion of Rio Grande do Sul, through physical and
geomechanical tests. Thin slides were used to classify the materials into acidic,
intermediate and basic rocks of the type rhyodacites, basaltic andesite, basalt and
diabase. This classification allowed predicting the behavior of the aggregates for
some of the parameters commonly analyzed in aggregates for road works, such as
the physical indices and the adhesiveness where the acid rocks did not obtain
satisfactory values for the CAP 50/70. From the studied parameters, the shape was
evaluated under different methods from the most usual ones such as the use of the
pachymeter and lamellarity plate, to the methods that have been improving this way
of analyzing the particles of the aggregates as the use of AIMS software that allowed
verifying texture characteristics surface of the particles. Regarding to the evaluation
of the strength of the studied material, the crushing, abrasion and shock mass tests
with the Treton apparatus performed for this research, obtained satisfactory results,
in addition, when compared with each other, it was verified that results show a
tendency of the influence of the form in the greater losses of mass. At the end of the
study, the relationships between the parameters that presented the best correlation
coefficient were analyzed. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Materiais rochosos | por |
dc.subject | Construção civil | por |
dc.subject | Agregados para pavimentação | por |
dc.subject | Propriedades tecnológicas de rochas | por |
dc.subject | Ensaios de caracterização | por |
dc.subject | Rocky materials | eng |
dc.subject | Construction | eng |
dc.subject | Paving aggregates | eng |
dc.subject | Technological properties of rocks | eng |
dc.subject | Characterization tests | eng |
dc.title | Caracterização e avaliação das propriedades geomecânicas para uso em pavimentação de agregados de rochas vulcânicas da porção central do Rio Grande do Sul | por |
dc.title.alternative | Characterization and evaluation of geomechanical properties for use in paving of volcanic rocks aggregates of the central portion of Rio Grande do Sul | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Os recursos minerais são largamente utilizados pelo homem desde o seu
surgimento, dentro deles destacam-se aqueles empregados na construção civil
devido aos enormes volumes que são demandados desse material e ao seu baixo
custo em relação a outros minerais. A necessidade de abrir caminhos para livre
circulação do homem e de suas mercadorias deu inicio aos estudos sobre a melhor
forma de se construir rodovias, onde o modal de transporte mais utilizado são os
veículos. No início desses estudos, as propriedades dos materiais constituintes do
pavimento não foram levadas em consideração devido à falta de conhecimento
sobre seu efeito na resistência da estrutura. Hoje, após várias pesquisas, chegou-se
a conclusão que os materiais que compõe o pavimento influenciam no seu
desempenho e durabilidade. È através de ensaios que se determinam as
propriedades dos materiais bem como o conhecimento de sua origem de formação.
Esta pesquisa relata a caracterização e avaliação das propriedades geomecânicas
de agregados comumente empregados na pavimentação rodoviária, coletados em
unidades da porção central do Rio Grande do Sul, através de ensaios físicos e
geomecânicos. Foram avaliadas lâminas delgadas, que possibilitaram classificar os
materiais em rochas ácidas, intermediárias e básicas do tipo riodacitos, andesibasalto,
basalto e diabásios, essa classificação permitiu prever o comportamento
dos agregados para alguns dos parâmetros comumente analisados em agregados
para obras rodoviárias, como os índices físicos e a adesividade onde as rochas
ácidas não obtiveram valores satisfatórios para o CAP 50/70. Dos parâmetros
estudados, a forma foi avaliada sob diferentes métodos desde aqueles mais usuais
como o uso do paquímetro e placa de lamelaridade, aos métodos que vem
aperfeiçoando essa forma de analisar as partículas dos agregados como a utilização
do software AIMS que permitiu verificar características de textura superficial das
partículas. No que diz respeito à avaliação da resistência do material estudado, os
ensaios de perda de massa por esmagamento, abrasão e por choque com o
aparelho Treton executados para esta pesquisa, obtiveram resultados satisfatórios,
além disso, quando comparados entre si, foi verificado que os resultados
encontrados mostram uma tendência da influência da forma nas maiores perdas de
massa. Ao final do estudo, foram analisadas as relações entre os parâmetros que
apresentaram melhor coeficiente de correlação. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pinheiro, Rinaldo Jose Barbosa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1539316781096410 | por |
dc.contributor.referee1 | Bastos, Cezar Augusto Burkert | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7376100924972120 | por |
dc.contributor.referee2 | Nummer, Andrea Valli | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0431997547801893 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9112510950262788 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Engenharia Civil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |