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dc.contributor.advisorPaixão, Márcia Eliane Leindcker da
dc.creatorStock, Brunna Sordi
dc.date.accessioned2018-11-05T13:44:07Z
dc.date.available2018-11-05T13:44:07Z
dc.date.issued2018-01-11
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14735
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis work is the result of a documentary and autobiographical research that analyzes how the public policies for education after de National Curricular Parameters (PCN) approaches gender and sexuality. The objectives of this study were: to research and define concepts related to gender and sexuality; analyze public policies that discuss gender and sexuality and present how these themes are worked in these public policies, through a search for terms in their guiding documents; discuss how the emergence of gender and sexuality issues in public policies influences the school. The methodology was based on a documentary analysis of the guiding documents of public policies in education after the PCN, and an autobiography of the researcher in relation to the subject of study. The theoretical support for the narrative of life history was Marie-Christine Josso (2007) and for discussions of gender and sexuality were Judith Butler (2017), Guacira Lopes Louro (2014) and Regina Facchini (2005). For the interweaving of the subject with school, management and public policies in education, the theoretical references were Tomaz Tadeu da Silva (2000, 2004) and Heloisa Lück (2015). It was concluded that there is no homogeneity in the way in which gender and sexuality are approached in public policies, being these themes sometimes omitted; on occasion, worked superficially or in a broad way. Chronologically, there is also no standard, which points the need for individual and management effort, so that these issues are discussed in public policies, in teacher training and in educational management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGêneropor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectGender minoritieseng
dc.subjectSexualityeng
dc.subjectEducational managementeng
dc.subjectPublic policiespor
dc.titleGênero e sexualidade na educação: uma discussão da gestão escolar, a partir de autobiografia e análise documentalpor
dc.title.alternativeGender and sexuality in education: a discussion of educational management by a biography and documental analysiseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho é resultado de uma pesquisa documental e autobiográfica, que analisa de que maneira as políticas públicas para a educação após os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) abordam gênero e sexualidade. Os objetivos desse estudo foram: pesquisar e definir conceitos relacionados a gênero e a sexualidade; analisar as políticas públicas que abordam gênero e sexualidade e apresentar como discutem esta temática, através de uma busca de termos nos seus documentos norteadores; discutir como o aparecimento dessas questões nas políticas públicas influencia na escola. A metodologia se constituiu em uma análise documental dos documentos norteadores de políticas públicas em educação pós PCN, aliada a autobiografia da pesquisadora em relação à temática de estudo. O apoio teórico para a narrativa de história de vida foi a obra de Marie-Christine Josso (2007) e para as discussões de gênero e sexualidade foram os trabalhos de Judith Butler (2017), Guacira Lopes Louro (2014) e Regina Facchini (2005). Sobre os entrelaçamentos do tema com a escola, a gestão e as políticas públicas em educação, o referencial teórico foi Tomaz Tadeu da Silva (2000, 2004) e Heloisa Lück (2015). Concluiu-se que não há uma homogeneidade na forma com que gênero e sexualidade são abordados nas políticas públicas, sendo estes, por vezes, omitidos; por outras, trabalhados de forma superficial; ou, ainda, de forma ampla. Cronologicamente, também não há um padrão, o que aponta a necessidade de um esforço individual e da gestão, para que estes temas sejam discutidos nas políticas públicas, na formação dos docentes e na gestão.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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