dc.creator | Lemos, Eduardo Luis | |
dc.date.accessioned | 2018-11-05T18:56:10Z | |
dc.date.available | 2018-11-05T18:56:10Z | |
dc.date.issued | 2018-02-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14741 | |
dc.description.abstract | The software development process has essential steps that must be well executed to avoid extra costs. One of these
steps is the Requirements Elicitation, which captures the features of the product. However, the learning of this
stage by the developers presents a deficit through the "standard" system of teaching. In order to complement this
learning the use of educational games is an option, offering more practical and exploratory teaching methods. Still
the use of learning styles has been growing and bringing a more natural learning. The aim of this work is to
integrate educational games with learning styles, seeking a teaching environment that aims to bring the student a
natural and comfortable approach to learning in their own way. It aims to create an adaptive game to the user's
learning style for teaching requirements surveying, where students venture into a medieval world while learning
requirements surveying techniques, and the concepts of functional and non-functional requirements, while
providing an educational and playful activity. As a model of style used, we chose the ISL model, which brings
four main groups of styles. In order to evaluate the game, two test steps were performed, the first one with the
game incomplete, seeking to evaluate points related to the game itself and to obtain suggestions for improvements.
The second stage consisted of the application of the complete game, and also added some of the suggestions
received in the previous test. The game was applied to under-graduate students of the courses of Computer Science,
Information Systems and Computer Engineering, in Federal University of Santa Maria. For the information capture
and evaluation of the game was used the model MEEGA+, an evaluation model development specifically for
educational games. Positive results were obtained regarding the appearance of the game, and the learning potential
presented, in which students considered the game relevant to their learning and which helped in the understanding
of the contents addressed. However, there is still a need for improvements related to the protection of user errors
and sources of teaching materials, in addition to expanding the content covered. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Elicitação de requisitos | por |
dc.subject | Jogos educacionais | por |
dc.subject | RPG | por |
dc.subject | Estilos de aprendizagem | por |
dc.subject | Jogos adaptativos | por |
dc.subject | Requiremente elicitation | eng |
dc.subject | Educational game | eng |
dc.subject | RPG | eng |
dc.subject | Learning stile | eng |
dc.subject | Adaptatibility | eng |
dc.title | AD-RPG: elicitando requisitos na idade média por meio de um jogo educacional adaptativo | por |
dc.title.alternative | AD-RPG: requirements elicitation in middle age through an educational adaptative game | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O processo de desenvolvimento de software possui etapas essenciais que devem ser bem executadas para evitar
custos extras com o processo. Uma dessas etapas é a elicitação de requisitos, que captura as funcionalidades do
produto. Contudo, o aprendizado dessa etapa por parte dos desenvolvedores apresenta um déficit, considerando
apenas o sistema “tradicional” de ensino. A fim de complementar esse aprendizado, o uso de jogos educacionais
se faz presente, oferecendo métodos de ensino mais práticos e exploratórios. Ainda com o intuito de melhorar a
experiência com esses jogos, a utilização de Estilos de aprendizagem vem crescendo e trazendo um aprendizado
mais natural. Tendo em vista essas metodologias complementares, o objetivo desse trabalho se faz na soma de
jogos educacionais com estilos de aprendizagem, buscando um ambiente de ensino que visa trazer ao aluno uma
naturalidade e conforto ao abordar o aprendizado ao seu modo. Objetivou-se a criação de um jogo adaptativo ao
estilo de aprendizagem do aluno para o ensino de levantamento de requisitos, onde os alunos possam aventurar-se
em um mundo medieval, ao mesmo tempo que aprendem técnicas de elicitação de requisitos e os conceitos de
requisitos funcionais e não funcionais, trazendo ao mesmo tempo uma atividade educativa e lúdica. Como modelo
de estilo utilizado, optou-se pelo uso do modelo ISL, que traz quatro principais grupos de estilos. Visando a
avaliação do jogo, foram efetuadas duas etapas de teste, sendo a primeira com o jogo incompleto, buscando avaliar
pontos relacionados ao jogo em si e obter sugestões para melhorias. A segunda etapa consistiu na aplicação do
jogo completo, tendo também adicionado algumas das sugestões recebidas no teste anterior. O jogo foi aplicado
em alunos de graduação dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia da
Computação, da Universidade Federal de Santa Maria. Para a captura de informações e avaliação do jogo foi
utilizado o modelo MEEGA+, um modelo de avaliação desenvolvido especificamente para jogos educacionais.
Foram obtidos resultados positivos relacionados à aparência do jogo, e ao potencial de aprendizagem apresentado,
na qual alunos consideraram o jogo relevante para seu aprendizado e que auxiliou na compreensão dos conteúdos
abordados. No entanto ainda é necessário melhorias relacionadas à proteção de erros do usuário e ás fontes dos
materiais didáticos, além de expandir os conteúdos abordados. | por |
dc.contributor.advisor1 | Medina, Roseclea Duarte | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6560346309368052 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Bernardi, Giliane | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8988734339185408 | por |
dc.contributor.referee1 | Cordenonsi, Andre Zanki | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4311327191424332 | por |
dc.contributor.referee2 | Falkembach, Gilse Antoninha Morgental | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5167203367542704 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3058585765175432 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Ciência da Computação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |