Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMenezes, Eliana da Costa Pereira de
dc.creatorBorges, Letícia de Lima
dc.date.accessioned2018-11-06T13:24:15Z
dc.date.available2018-11-06T13:24:15Z
dc.date.issued2018-07-10
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14752
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis study aims to analyze how the enlargement of the compulsory of childhood education is produced by discourses that constitute the Anped GT07’ works. This enlargement, approved by Law 12,769 of April 4, 2013 became mandatory effectively from 2016 in the Brazilian Schools. With theoretical and methodological inspiration in the Foucaultian studies, this study seeks to look with suspicion for the discursivities of the scientific productions of Working Group Education of Children from 0 to 6 years (GT07) of the Postgraduate and Research Association - ANPED from the articulation with the legal documents, undertaking an analysis on the conditions of possibility that contributed to instate the compulsory of this enlargment. For this study, I extracted from the GT07 14 articles that direct their discussions to the process of managing the policies of Early Childhood Education. From these, a group of articles only describes the process of constitution of these policies, little contrasting the intentionality and effect, indicating the success of the legal discourses in the production of the assumption of this policy as a good and necessary truth by itself. In addition, I was able to perceive how the GT07 discourses were constituted as a mechanism of production of governance of early childhood and pedagogical action, placing the subject of Childhood Education as the central target of their actions, making it possible to understand the enlargement of compulsory in Childhood Education as a biopolitical governmentality strategy in search of security.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectObrigatoriedadepor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectGovernamentalidadepor
dc.subjectDiscursospor
dc.subjectCompulsoryeng
dc.subjectChildhood educationeng
dc.subjectGovernmentalityeng
dc.subjectDiscourseseng
dc.titleAmpliação da obrigatoriedade da educação infantil: a produção de discursos no GT07 da ANPEDpor
dc.title.alternativeExpanding the obligation of children education: the production of discussions from ANPED GT 07eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo se propõe a analisar como a ampliação da obrigatoriedade da Educação Infantil é produzida pelos discursos que constituem os trabalhos do GT07 da Anped. Essa ampliação, aprovada pela Lei 12.769 de 4 de abril de 2013, passou a vigorar efetivamente a partir do ano de 2016 nas Escolas brasileiras. Com inspiração teórico-metodológica nos estudos foucaultianos, este estudo busca investigar com suspeita as discursividades das produções científicas do Grupo de Trabalho Educação de Crianças de 0 a 6 anos (GT07) do portal de Associação de PósGraduação e Pesquisa – ANPED a partir da articulação com os documentos legais, empreendendo uma análise sobre as condições de possibilidade que contribuíram para instituir a obrigatoriedade dessa ampliação. Para esse estudo, extraí do GT07 14 artigos que direcionam suas discussões para o processo de gestão das políticas da Educação Infantil. Destes, um grupo de artigos apenas descrevem o processo de constituição dessas políticas, pouco tensionando sobre as intencionalidades e efeitos da ampliação da obrigatoriedade, indicando o êxito dos discursos legais na produção do assujeitamento dessa política como uma verdade boa e necessária por si só. Além disso, pude perceber como os discursos desse GT se constituíram como mecanismo de produção de governamento de uma infância precocemente escolarizada e da ação pedagógica, colocando o sujeito da Educação Infantil como alvo central de suas ações, possibilitando entender a ampliação da obrigatoriedade na Educação Infantil como uma estratégia de governamentalidade biopolítica em busca de seguridade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto