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dc.contributor.advisorSilva, Fabiana Regina da
dc.creatorVettorello, Altemir Luiz
dc.date.accessioned2018-11-06T13:51:12Z
dc.date.available2018-11-06T13:51:12Z
dc.date.issued2018-06-29
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14753
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe education of the field in many cases and in different Brazilian contexts has been treated in a generalizing manner, without considering its specifics, however, it needs to receive a different look and without (pre) concepts and to emerge its practices from a Project Political Specific Pedagogical for each community and reality as outlined in LDBEN 9394/96. Having as a research theme the Field Education, we sought to reflect on the Political Pedagogical Project of the State School of Primary Education in São Sebastião, located in the locality of São Sebastião Crissiumal, northwest region of Rio Grande do Sul, implemented by School Management and the adequacy of this project to field education. Therefore, we conducted a study on the reality of the Pedagogical Political Project the effectiveness of School Management in relation to the project and the discussion about the education of the field in order to attend to the problematization. This research starts from a qualitative approach case study. Data were analyzed through Content Analysis. After being analyzed, with the document in hand, from the introduction to the conclusion, it was noticed that the project in question is out of context, built by training cycles in the year 2011, and the school works in serial form. Your organization is at odds with the specifics of the school and the assessment is disregarding the curriculum in development. Finally, the research made it possible to verify the importance of the school institution to have a Pedagogical Political Project appropriate to the reality in which it is working and with the singularity where the school community is inserted, thus providing a closer link between school and the school community, identified with the same objectives.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectPedagogical political projecteng
dc.subjectField educationeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleEducação do campo: o projeto político pedagógico na Escola Estadual de Ensino Fundamental São Sebastião em Crissiumal - RSpor
dc.title.alternativeEducation of the field: the pedagogical political project in the State School of Fundamental Education is Sebastian in Crissiumal - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA educação do campo em muitos casos e em diferentes contextos brasileiros vem sendo tratada de maneira generalizante, sem considerações em relação as suas especificidades, porém, ela precisa receber um olhar diferenciado e sem (pré) conceitos e emergir suas práticas a partir de um Projeto Político Pedagógico específico para cada comunidade e realidade como destaca a LDBEN 9394/96. Tendo como tema de pesquisa a Educação do Campo, buscamos refletir sobre o Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Sebastião, situada na localidade de São Sebastião Crissiumal, região noroeste do Rio Grande do Sul, efetivado pela Gestão Escolar e a adequação deste projeto à educação do campo. Para tanto, realizamos um estudo sobre a realidade do Projeto Político Pedagógico a efetividade da Gestão Escolar em relação ao projeto e a discussão sobre a educação do campo a fim de atender a problematização. Esta pesquisa parte de um estudo de caso de abordagem qualitativa. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo. Após a análise, realizada com o documento em mãos, desde a introdução até a conclusão, percebeu-se que o projeto em questão está fora de contexto, construído por ciclos de formação no ano de 2011, e a escola trabalha de forma seriada. Sua organização está em desacordo às especificidades da escola e a avaliação está em desalinho com o currículo em desenvolvimento. Por fim, a pesquisa possibilitou constatar sobre a importância da instituição escolar possuir um Projeto Político Pedagógico adequado à realidade na qual está trabalhando e com a singularidade onde a comunidade escolar esteja inserida oportunizando assim um vínculo mais próximo entre escola e comunidade escolar, pois estes estarão identificados através dos mesmos objetivos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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