Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFoletto, Denize da Silveira
dc.creatorJost, Tânia Marisa
dc.date.accessioned2018-11-06T14:33:31Z
dc.date.available2018-11-06T14:33:31Z
dc.date.issued2018-06-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14756
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present study has as general objective contribute with the suggestion of democratic actions to prevent the bullying in the school environment. In this work, were discussed the ideas of the authors HORA (1994); LIBÂNEO (2006), VEIGA (2002) and FANTE (2005). Framed in typology of case study descriptive (YIN, 2010), occurred by means of an approach quali-quantitative, realized in municipal school in the city of Vera Cruz-RS, in the year 2018. For data collection, was used the closed questionnaire with 12 teachers and 01 director members of researched school. As a result, it was noticed that educators understand the gravity of problem, but still not know well the profile and the school history of each student and, therewith, not know or not they can suggest measures that contribute with the reduction of cases of bullying succeeded in the educational environment. Concludes that the collective work, committed and participatory in school space it's the basis for the start of prevention and eradication of bullying. The basic condition for what the bullying be reduced in schools is that they are adopted policies antibullying scheduled in development of continuous work and a management committed with the democratic principles.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBullyingeng
dc.subjectGestão escolar democráticapor
dc.subjectPrevençãopor
dc.titleContribuições da gestão escolar democrática para prevenção do bullying na escolapor
dc.title.alternativeContributions of democratic school management for prevention of bullying in schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo geral contribuir com a sugestão de ações democráticas para prevenir e erradicar o bullying no ambiente escolar. Nesse trabalho, foram discutidas as ideias dos autores LÜCK (2013); HORA (1994); LIBÂNEO (2006), VEIGA (2002) e FANTE (2005). Enquadrada na tipologia de estudo de caso descritivo (YIN, 2010), ocorreu por meio de uma abordagem quali-quantitativa, realizada numa escola municipal na cidade de Vera Cruz-RS, no ano de 2018. Para a coleta de dados, foi utilizado o questionário fechado com 12 professores e 01 diretor integrantes da escola pesquisada. Como resultado, percebeu-se que os educadores entendem a gravidade do problema, mas ainda não conhecem bem o perfil e o histórico escolar de cada estudante e, com isso, não sabem ou não conseguem sugerir medidas efetivas que contribuam com a diminuição dos casos de bullying sucedidos no ambiente educacional. Conclui-se que o trabalho coletivo, comprometido e participativo no espaço escolar é a base para o início da prevenção e erradicação do bullying. A condição básica para que o bullying seja reduzido nas escolas é que sejam adotadas políticas antibullying pautadas no desenvolvimento de um trabalho contínuo e de uma gestão comprometida com os princípios democráticos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto