dc.contributor.advisor | Foletto, Denize da Silveira | |
dc.creator | Jost, Tânia Marisa | |
dc.date.accessioned | 2018-11-06T14:33:31Z | |
dc.date.available | 2018-11-06T14:33:31Z | |
dc.date.issued | 2018-06-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14756 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The present study has as general objective contribute with the suggestion of democratic actions to prevent the bullying in the school environment. In this work, were discussed the ideas of the authors HORA (1994); LIBÂNEO (2006), VEIGA (2002) and FANTE (2005). Framed in typology of case study descriptive (YIN, 2010), occurred by means of an approach quali-quantitative, realized in municipal school in the city of Vera Cruz-RS, in the year 2018. For data collection, was used the closed questionnaire with 12 teachers and 01 director members of researched school. As a result, it was noticed that educators understand the gravity of problem, but still not know well the profile and the school history of each student and, therewith, not know or not they can suggest measures that contribute with the reduction of cases of bullying succeeded in the educational environment. Concludes that the collective work, committed and participatory in school space it's the basis for the start of prevention and eradication of bullying. The basic condition for what the bullying be reduced in schools is that they are adopted policies antibullying scheduled in development of continuous work and a management committed with the democratic principles. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Bullying | eng |
dc.subject | Gestão escolar democrática | por |
dc.subject | Prevenção | por |
dc.title | Contribuições da gestão escolar democrática para prevenção do bullying na escola | por |
dc.title.alternative | Contributions of democratic school management for prevention of bullying in school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo geral contribuir com a sugestão de ações democráticas para prevenir e erradicar o bullying no ambiente escolar. Nesse trabalho, foram discutidas as ideias dos autores LÜCK (2013); HORA (1994); LIBÂNEO (2006), VEIGA (2002) e FANTE (2005). Enquadrada na tipologia de estudo de caso descritivo (YIN, 2010), ocorreu por meio de uma abordagem quali-quantitativa, realizada numa escola municipal na cidade de Vera Cruz-RS, no ano de 2018. Para a coleta de dados, foi utilizado o questionário fechado com 12 professores e 01 diretor integrantes da escola pesquisada. Como resultado, percebeu-se que os educadores entendem a gravidade do problema, mas ainda não conhecem bem o perfil e o histórico escolar de cada estudante e, com isso, não sabem ou não conseguem sugerir medidas efetivas que contribuam com a diminuição dos casos de bullying sucedidos no ambiente educacional. Conclui-se que o trabalho coletivo, comprometido e participativo no espaço escolar é a base para o início da prevenção e erradicação do bullying. A condição básica para que o bullying seja reduzido nas escolas é que sejam adotadas políticas antibullying pautadas no desenvolvimento de um trabalho contínuo e de uma gestão comprometida com os princípios democráticos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |