dc.contributor.advisor | Miranda, Natália Pergher | |
dc.creator | Silva, Clarice da | |
dc.date.accessioned | 2018-11-07T10:30:25Z | |
dc.date.available | 2018-11-07T10:30:25Z | |
dc.date.issued | 2018-06-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14765 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The present study tries to understand as democratic participatory management in Municipal School of Novo Hamburgo/RS in the perspective of teachers and the school community in order to meet and review the actions developed in the process of participatory management, to integrate school and community. specific objectives are to: a) analyze the design pedagogical and political action plan, to identify the management proposal adopted by the school; b) understand the concept of managing a representation of each segment of the research school; c) discuss from the data presented, alternatives to improve democratic management in school. For this, a qualitative research through a questionnaire, with representatives from each segment (Director, parents, students and staff). It was possible to realize, through research, that the management team needs to mobilize better awareness and participation of the school community, to enlarge each .... | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Comunidade escolar | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.subject | School community | eng |
dc.title | A construção da gestão democrática em uma escola da rede municipal de Novo Hamburgo: integrando escola e comunidade | por |
dc.title.alternative | The building of democratic management in a school in the city of Novo Hamburgo network: integrating school and community | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Francisco de Paula, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca compreender como acontece a gestão democrática participativa em uma escola da rede Municipal de Novo Hamburgo/RS na perspectiva dos professores e da comunidade escolar a fim de conhecer e analisar as ações desenvolvidas no processo de gestão participativa para integrar a escola e comunidade. Como objetivos específicos, buscou-se: a) analisar o projeto politico pedagógico e o plano de ação, para identificar a proposta de gestão adotada pela escola; b) compreender o conceito de gestão de uma representação de cada segmento da escola pesquisada; c) discutir a partir dos dados apresentados, alternativas para melhorar a gestão democrática na escola. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa através de um questionário, com representantes de cada segmento (direção, pais, alunos e funcionários). Foi possível perceber, através da pesquisa, que a equipe gestora precisa se mobilizar melhor na conscientização e participação da comunidade escolar, para ampliar cada vez mais a participação na tomada de decisões nos assuntos da escola, tornando essa comunidade ativa dentro e fora dos muros da escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |