Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMiranda, Natália Pergher
dc.creatorSilva, Clarice da
dc.date.accessioned2018-11-07T10:30:25Z
dc.date.available2018-11-07T10:30:25Z
dc.date.issued2018-06-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14765
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present study tries to understand as democratic participatory management in Municipal School of Novo Hamburgo/RS in the perspective of teachers and the school community in order to meet and review the actions developed in the process of participatory management, to integrate school and community. specific objectives are to: a) analyze the design pedagogical and political action plan, to identify the management proposal adopted by the school; b) understand the concept of managing a representation of each segment of the research school; c) discuss from the data presented, alternatives to improve democratic management in school. For this, a qualitative research through a questionnaire, with representatives from each segment (Director, parents, students and staff). It was possible to realize, through research, that the management team needs to mobilize better awareness and participation of the school community, to enlarge each ....eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectSchool communityeng
dc.titleA construção da gestão democrática em uma escola da rede municipal de Novo Hamburgo: integrando escola e comunidadepor
dc.title.alternativeThe building of democratic management in a school in the city of Novo Hamburgo network: integrating school and communityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Francisco de Paula, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho busca compreender como acontece a gestão democrática participativa em uma escola da rede Municipal de Novo Hamburgo/RS na perspectiva dos professores e da comunidade escolar a fim de conhecer e analisar as ações desenvolvidas no processo de gestão participativa para integrar a escola e comunidade. Como objetivos específicos, buscou-se: a) analisar o projeto politico pedagógico e o plano de ação, para identificar a proposta de gestão adotada pela escola; b) compreender o conceito de gestão de uma representação de cada segmento da escola pesquisada; c) discutir a partir dos dados apresentados, alternativas para melhorar a gestão democrática na escola. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa através de um questionário, com representantes de cada segmento (direção, pais, alunos e funcionários). Foi possível perceber, através da pesquisa, que a equipe gestora precisa se mobilizar melhor na conscientização e participação da comunidade escolar, para ampliar cada vez mais a participação na tomada de decisões nos assuntos da escola, tornando essa comunidade ativa dentro e fora dos muros da escola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto