dc.contributor.advisor | Miranda, Natália Pergher | |
dc.creator | Somacal, Ana Paula | |
dc.date.accessioned | 2018-11-07T11:43:55Z | |
dc.date.available | 2018-11-07T11:43:55Z | |
dc.date.issued | 2018-06-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14766 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The present work seeks to present the research carried out in a Municipal School of Primary
Education in the Municipality of Farroupilha, referring to school management and the main
challenges present for a more democratic / participatory school management. The research
problem consisted in analyzing the organization of the school management in two different
moments, emphasizing the advances, highlighting the main challenges and succinctly
suggesting strategies based on authors such as Luck (2006, 2009, 2012, 2013), Paro (2001,
2006) and Libâneo (1994, 2015) on the subject. The problem that motivated the research in
this work was the need to understand more about democratic school management,
investigating the difficulties / challenges still existing in a municipal school, so that school
management in fact becomes more democratic / participatory. The methodology used was
research with a qualitative approach, using as sources of information: analysis of the Political
Pedagogical Project, observation of school daily life and use of bibliographic reference as a
way to complete the work. The school management that is desired must leave the paper and
enter schools and educational institutions, it is a social construction whose objective is the
formation of the integral human being, citizen participatory. The school manager in turn has
the role of encouraging and mobilizing the school community to achieve the defined
objectives, planning collectively for quality education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Escola participativa | por |
dc.subject | Desafios | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Participatory school | eng |
dc.subject | Challenges | eng |
dc.title | Os principais desafios da gestão escolar democrática de uma escola pública do município de Farroupilha/RS: um estudo comparativo (2014/2018) | por |
dc.title.alternative | The main challenges of the democratic school management of a public school of the municipality of Farroupilha/RS: a comparative study (2014/2018) | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Francisco de Paula, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta a pesquisa realizada em uma Escola Municipal de Ensino
Fundamental do Município de Farroupilha, comparando estudos realizados em 2014 e em
2018, referentes à gestão escolar e os principais desafios presentes para uma gestão escolar
mais democrática/participativa. A problemática da pesquisa consistiu em analisar em dois
momentos diferentes a organização da gestão desta escola, dando ênfase aos avanços,
destacando os principais desafios e sugerindo de maneira sucinta estratégias baseadas em
autores como Lück (2006, 2009, 2012, 2013), Paro (2001, 2006) e Libâneo (1994, 2015)
sobre o tema. O problema que motivou a pesquisa neste trabalho foi a necessidade de
compreender mais sobre a gestão democrática escolar, investigando quais as
dificuldades/desafios ainda existentes em uma escola municipal, para que a gestão escolar de
fato torne-se mais democrática/participativa. A metodologia utilizada foi pesquisa com
abordagem qualitativa, utilizando como fontes de informação: análise do Projeto Político
Pedagógico, observação do cotidiano escolar e uso de referencial bibliográfico como forma de
complementar o trabalho. A gestão escolar que se deseja deve sair do papel e adentrar escolas
e instituições de ensino, ela é uma construção social que tem por objetivo a formação do ser
humano integral, cidadão participativo. O gestor escolar por sua vez tem o papel de incentivar
e mobilizar a comunidade escolar para a conquista dos objetivos definidos, planejando de
forma coletiva em prol de uma educação de qualidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |