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dc.contributor.advisorMiranda, Natália Pergher
dc.creatorSomacal, Ana Paula
dc.date.accessioned2018-11-07T11:43:55Z
dc.date.available2018-11-07T11:43:55Z
dc.date.issued2018-06-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14766
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present work seeks to present the research carried out in a Municipal School of Primary Education in the Municipality of Farroupilha, referring to school management and the main challenges present for a more democratic / participatory school management. The research problem consisted in analyzing the organization of the school management in two different moments, emphasizing the advances, highlighting the main challenges and succinctly suggesting strategies based on authors such as Luck (2006, 2009, 2012, 2013), Paro (2001, 2006) and Libâneo (1994, 2015) on the subject. The problem that motivated the research in this work was the need to understand more about democratic school management, investigating the difficulties / challenges still existing in a municipal school, so that school management in fact becomes more democratic / participatory. The methodology used was research with a qualitative approach, using as sources of information: analysis of the Political Pedagogical Project, observation of school daily life and use of bibliographic reference as a way to complete the work. The school management that is desired must leave the paper and enter schools and educational institutions, it is a social construction whose objective is the formation of the integral human being, citizen participatory. The school manager in turn has the role of encouraging and mobilizing the school community to achieve the defined objectives, planning collectively for quality education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEscola participativapor
dc.subjectDesafiospor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectParticipatory schooleng
dc.subjectChallengeseng
dc.titleOs principais desafios da gestão escolar democrática de uma escola pública do município de Farroupilha/RS: um estudo comparativo (2014/2018)por
dc.title.alternativeThe main challenges of the democratic school management of a public school of the municipality of Farroupilha/RS: a comparative study (2014/2018)eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Francisco de Paula, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta a pesquisa realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do Município de Farroupilha, comparando estudos realizados em 2014 e em 2018, referentes à gestão escolar e os principais desafios presentes para uma gestão escolar mais democrática/participativa. A problemática da pesquisa consistiu em analisar em dois momentos diferentes a organização da gestão desta escola, dando ênfase aos avanços, destacando os principais desafios e sugerindo de maneira sucinta estratégias baseadas em autores como Lück (2006, 2009, 2012, 2013), Paro (2001, 2006) e Libâneo (1994, 2015) sobre o tema. O problema que motivou a pesquisa neste trabalho foi a necessidade de compreender mais sobre a gestão democrática escolar, investigando quais as dificuldades/desafios ainda existentes em uma escola municipal, para que a gestão escolar de fato torne-se mais democrática/participativa. A metodologia utilizada foi pesquisa com abordagem qualitativa, utilizando como fontes de informação: análise do Projeto Político Pedagógico, observação do cotidiano escolar e uso de referencial bibliográfico como forma de complementar o trabalho. A gestão escolar que se deseja deve sair do papel e adentrar escolas e instituições de ensino, ela é uma construção social que tem por objetivo a formação do ser humano integral, cidadão participativo. O gestor escolar por sua vez tem o papel de incentivar e mobilizar a comunidade escolar para a conquista dos objetivos definidos, planejando de forma coletiva em prol de uma educação de qualidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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