O uso do conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo integrado a Taxonomia Digital de Bloom para o ensino de química
Resumo
Esta pesquisa intitulada “O uso do Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo integrado a Taxonomia Digital de Bloom para o ensino de Química” foi desenvolvida no grupo de pesquisa LAEQUI do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria/RS, tendo como linha de pesquisa - Educação Científica: processos de ensino e aprendizagem na escola, na universidade e no laboratório de pesquisa. Caracteriza-se por ser uma pesquisa predominantemente qualitativa, a qual utilizou como estratégia a elaboração de um planejamento que integrou o TPACK (Conhecimento Tecnológico e Pedagógico de Conteúdo) e a Taxonomia Digital de Bloom, que são atingidos com a utilização de ferramentas digitais nos diferentes níveis de aprendizagem do desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Este trabalho foi desenvolvido com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Santo Ângelo-RS, por meio da temática “Agrotóxicos” com abordagem no conteúdo de funções orgânicas. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira etapa buscou-se referenciais teóricos para a construção e avaliação do planejamento embasado no desenvolvimento TPACK e na Taxonomia Digital de Bloom. A segunda etapa foi direcionada para a aplicação em sala de aula do planejamento aliado aos objetivos de aprendizagem considerando níveis cognitivos da Taxonomia Digital de Bloom. As intervenções foram planejadas para cada nível e validadas por um grupo de pesquisadores utilizando uma rubrica de Avalição TPACK e também para a avaliação da aprendizagem construída pelos estudantes. Estas intervenções foram planejadas utilizando vídeos, murais virtuais, fóruns de discussões, jogos, pesquisas na internet, bookmarking, e-mail, planilhas, questionários online e softwares sobre mapas conceituais como recursos digitais. Os resultados desta pesquisa foram obtidos por meio de diferentes instrumentos de coletas de dados, tais como: questionários, produções textuais, diferentes atividades com a utilização de recursos digitais das intervenções, mapas conceituais, produção de vídeos e observações e anotações da pesquisadora, os quais foram analisados segundo a Análise Textual Discursiva. Concluindo-se que estes recursos devem ser explorados pelos professores, uma vez que são facilitadores para a construção do processo de ensino e aprendizagem com a utilização de tecnologias. Além disso, os resultados obtidos permitiram concluir pela avaliação de cada nível de desenvolvimento cognitivo, que foi favorecida a aprendizagem de conceitos científicos e tecnológicos, uma vez que se observou uma evolução não apenas nas habilidades dos domínios cognitivos, mas também uma melhor utilização de recursos tecnológicos.
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