Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Liliana Soares
dc.creatorBrenner, Carmen Eloísa Berlote
dc.date.accessioned2018-11-09T13:54:10Z
dc.date.available2018-11-09T13:54:10Z
dc.date.issued2015-11-27
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14791
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractInterpersonal relations happen in various dimensions of day-to-day. At school, this is no different. Where there are many people living together, the amount of conflict also makes great. In the school context, behind the numerous interpersonal relationships is a school management and a manager. Thus, they seek to understand what the role of school management in resolving interpersonal conflicts, for a healthy organizational environment and democratic management. We conducted a qualitative research, and as a research tool and an interview as a way to analyze the data, discourse analysis. The survey was conducted in a State School of Basic Education in the municipality of Santiago / RS, and heard three school management, the school principal, the deputy director and educational coordinator. Thus, it can be seen the influence of interpersonal relationships in the school work environment, and the importance of a democratic school management, which self-respecting the collective participation, so that everyone feels valued, contributing to balanced and healthy relationships and, with that, to a space and a time to own pedagogical work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRelações interpessoaispor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectTrabalho pedagógicopor
dc.subjectInterpersonal relationseng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectPedagogical workeng
dc.titleO gestor escolar e as relações interpessoais no trabalho pedagógico escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cacequi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoAs relações interpessoais acontecem em várias dimensões do dia-a-dia. Na escola, isso não é diferente. Onde há muitas pessoas convivendo, a quantidade de conflitos também se faz grande. No contexto escolar, por trás das inúmeras relações interpessoais encontra-se uma gestão escolar e um gestor. Dessa forma, busca-se compreender qual o papel do gestor escolar na resolução de conflitos interpessoais, para um ambiente organizacional saudável e uma gestão democrática. Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como instrumento de pesquisa uma entrevista e como forma de analisar os dados, a análise de conteúdo. A pesquisa foi realizada em uma Escola Estadual de Educação Básica, do município de Santiago/RS, e ouviu três (3) gestoras escolares, a diretora da escola, a vice-diretora e a coordenadora pedagógica. Assim, pode-se constatar a influência das relações interpessoais no ambiente de trabalho escolar, bem como a importância de uma gestão escolar democrática, que preze pela participação coletiva, de modo que cada um se sinta valorizado, contribuindo para relacionamentos equilibrados e saudáveis e, com isso, para um espaço e um tempo próprios para o trabalho pedagógico.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto