Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHennicka, Micheli Daiani
dc.creatorSchumacher, Maríndia Lucí
dc.date.accessioned2018-11-12T12:04:38Z
dc.date.available2018-11-12T12:04:38Z
dc.date.issued2015-11-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14802
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis research had as its theme: "The Manager profile as an essential tool for change." The development of this study was because, currently, the search for quality of education in schools is intense and it is assumed that the main strategy for improving that quality is in school management. Therefore, he wondered: What the managers' leadership profile in two schools, a primary school of the Municipal Network and one of the State Network Ibarama / RS? The overall objective of this research was to identify the profile of the school manager in two schools in the city of Ibarama / RS, trying to understand the path to success (or not) the school management in the municipality. The methodology used was a field research with qualitative character. Data were collected through questionnaires, with semi-structured questions, with the subject two managers a municipal network and one of the state, both in the municipality of Ibarama / RS. Data from questionnaires were analyzed using content analysis (OLIVEIRA, 2003). From the analysis of responses, we can define the profiles of the participating managers as participatory and delegator. Furthermore, it is believed that they are suitable because it realizes that schools are being targeted as well. That's because the managers who work there know articulate, encourage and mobilize the school community to participate in all school sectors, such as teaching, administrative and financial, thus sharing decision-making and responsibilities. So we can understand that these managers are on the right path, seeking an effective school where dialogue should be prioritized, open and permanent.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestor escolarpor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectMudançapor
dc.subjectSchool managereng
dc.subjectLeadershipeng
dc.subjectChangeeng
dc.titleO perfil do gestor como ferramenta essencial para mudançaspor
dc.title.alternativeProfile tool as manager essential for changeseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEssa pesquisa teve como tema: “O perfil do Gestor como ferramenta essencial para mudanças”. O desenvolvimento desse estudo ocorreu porque, atualmente, a busca pela qualidade do ensino nas escolas é intensa e supõe-se que a principal estratégia para a melhoria dessa qualidade esteja na gestão escolar. Diante disso, perguntou-se: Qual o perfil de liderança dos gestores em duas escolas, uma de Ensino Fundamental da Rede Municipal e outra da Rede Estadual de Ibarama/RS? O objetivo geral dessa pesquisa foi identificar o perfil do gestor escolar em duas escolas do município de Ibarama/RS, buscando compreender o caminho percorrido para o sucesso (ou não) da gestão escolar no referido município. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo, com caráter qualitativo. Os dados foram coletados através de questionários, com questões semiestruturada, tendo como sujeitos dois gestores um da rede municipal e outro da rede estadual, ambos do município de Ibarama/RS. Os dados obtidos nos questionários foram analisados a partir da análise do conteúdo (OLIVEIRA, 2003). A partir da análise das respostas, foi possível definir os perfis dos gestores participantes como participativo e delegador. Além disso, acredita-se que estes são adequados, pois se percebe que as escolas estão sendo bem dirigidas. Isso porque os gestores que nelas trabalham sabem articular, incentivar e mobilizar a comunidade escolar para participarem de todos os setores escolares, como o pedagógico, administrativo e o financeiro, compartilhando assim a tomada de decisão e as responsabilidades. Portanto, podemos compreender que esses gestores estão no caminho certo, buscando uma escola eficaz onde o diálogo deve ser priorizado, aberto e permanente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto