dc.contributor.advisor | Paixão, Márcia Eliane Leindcker da | |
dc.creator | Santos, Pamela Fleck dos | |
dc.date.accessioned | 2018-11-12T12:14:28Z | |
dc.date.available | 2018-11-12T12:14:28Z | |
dc.date.issued | 2015-07-31 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14803 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2015 | por |
dc.description.abstract | This research will focus in the analysis and action proposed the Integrated Seminar in high school
state school Cilon Rosa, in order to think of ways for the inclusion of environmental education at the
school context. This study proposes to think of environmental education as a form of education in a
political sense to assist the formation of citizenship and environmental awareness. The school must
contribute in the role of motivating and integrating the exchange of knowledge and techniques pointing
to a new development proposal for humanity: sustainable development. Environmental education
projects in whatever contexts must warn that the environment is not far and that resources are not out
of our daily lives, we are all interconnected by the condition of humanity. In this sense, I want to
combine the pedagogical proposal of the Integrated Seminar as an attempt to reframing habits,
concepts and practices and encourage the teaching work toward environmental education. It is
interesting that environmental education be a part of high school curriculums through interdisciplinary
projects or interdisciplinary methodologies involving the thematic environmental. The theoretical
support will be the basis of this research and will provide support for the implementation these
insertion ways of environmental education at the Cilon Rosa school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Seminário integrado | por |
dc.subject | Projetos interdisciplinares | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Integrated seminar | eng |
dc.subject | Interdisciplinary projects | eng |
dc.title | Caminhos para a inserção da educação ambiental na escola | por |
dc.title.alternative | Paths for the integration of environmental education in schools | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa terá como foco de análise e proposta de ação o Seminário Integrado na Escola
Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa, com vistas a pensar caminhos para a inserção da educação
ambiental no contexto da escola. Este estudo se propõe a pensar a educação ambiental como
modalidade da educação em seu sentido político para auxiliar a formação da cidadania e consciência
ambiental. A escola então deve contribuir no papel de motivadora e integradora nas trocas de
saberes e técnicas que apontem para uma nova proposta de desenvolvimento para a humanidade: o
desenvolvimento sustentável. Projetos em educação ambiental, sejam quais forem os contextos,
devem alertar que o meio ambiente não está distante e que os recursos não estão fora do nosso
cotidiano, que estamos todos interligados pela condição de humanidade.Nesse sentido, pretendo aliar
a proposta pedagógica do Seminário Integrado como tentativa de ressignificação de hábitos, de
conceitos e práticas e que impulsione o trabalho docente em direção da educação ambiental. É
interessante que a educação ambiental esteja nos currículos do ensino médio através de projetos
interdisciplinares ou metodologias interdisciplinares envolvendo as temáticas ambientais.O suporte
teórico embasará esta pesquisa e será meu apoio para pensar na implementação desses caminhos
de inserção da educação ambiental na escola Cilon Rosa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |