Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPaixão, Márcia Eliane Leindcker da
dc.creatorSantos, Pamela Fleck dos
dc.date.accessioned2018-11-12T12:14:28Z
dc.date.available2018-11-12T12:14:28Z
dc.date.issued2015-07-31
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14803
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2015por
dc.description.abstractThis research will focus in the analysis and action proposed the Integrated Seminar in high school state school Cilon Rosa, in order to think of ways for the inclusion of environmental education at the school context. This study proposes to think of environmental education as a form of education in a political sense to assist the formation of citizenship and environmental awareness. The school must contribute in the role of motivating and integrating the exchange of knowledge and techniques pointing to a new development proposal for humanity: sustainable development. Environmental education projects in whatever contexts must warn that the environment is not far and that resources are not out of our daily lives, we are all interconnected by the condition of humanity. In this sense, I want to combine the pedagogical proposal of the Integrated Seminar as an attempt to reframing habits, concepts and practices and encourage the teaching work toward environmental education. It is interesting that environmental education be a part of high school curriculums through interdisciplinary projects or interdisciplinary methodologies involving the thematic environmental. The theoretical support will be the basis of this research and will provide support for the implementation these insertion ways of environmental education at the Cilon Rosa school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectSeminário integradopor
dc.subjectProjetos interdisciplinarespor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectIntegrated seminareng
dc.subjectInterdisciplinary projectseng
dc.titleCaminhos para a inserção da educação ambiental na escolapor
dc.title.alternativePaths for the integration of environmental education in schoolseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoEsta pesquisa terá como foco de análise e proposta de ação o Seminário Integrado na Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa, com vistas a pensar caminhos para a inserção da educação ambiental no contexto da escola. Este estudo se propõe a pensar a educação ambiental como modalidade da educação em seu sentido político para auxiliar a formação da cidadania e consciência ambiental. A escola então deve contribuir no papel de motivadora e integradora nas trocas de saberes e técnicas que apontem para uma nova proposta de desenvolvimento para a humanidade: o desenvolvimento sustentável. Projetos em educação ambiental, sejam quais forem os contextos, devem alertar que o meio ambiente não está distante e que os recursos não estão fora do nosso cotidiano, que estamos todos interligados pela condição de humanidade.Nesse sentido, pretendo aliar a proposta pedagógica do Seminário Integrado como tentativa de ressignificação de hábitos, de conceitos e práticas e que impulsione o trabalho docente em direção da educação ambiental. É interessante que a educação ambiental esteja nos currículos do ensino médio através de projetos interdisciplinares ou metodologias interdisciplinares envolvendo as temáticas ambientais.O suporte teórico embasará esta pesquisa e será meu apoio para pensar na implementação desses caminhos de inserção da educação ambiental na escola Cilon Rosa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto