Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFurquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.creatorAlmansa, Suziane Dias
dc.date.accessioned2018-11-12T12:42:27Z
dc.date.available2018-11-12T12:42:27Z
dc.date.issued2015-11-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14804
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe present research had as an objective to know the contributions of continuing education offered by PNAIC for mathematical literacy of students in literacy cycle in a municipal school of Agudo / RS.The problematic that guided this study was:How important is the pact as continuing education for the literacy teacherand what is the role of the Pedagogical Coordinator Manager in this process by the search for mathematical literacy at the end of the Literacy Cycle? This study aimed to understand the implementation of PNAIC at the School, analyze the use of the studied educational courseware and, analyze and compare the results of indices related to mathematical literacy.The research has a qualitative approach,in a study of case. Were objects of study the literacy teachers, from 1st to 3rd grade of Elementary School and the pedagogical coordinator, as well as the researcher, because she is set in such a reality.For the data collection it was used instruments as participant observation, the questionnaire applied to the Literacy Cycle teachers and documentary and statistical analysis.The data analysis sought to go beyond an early analysis of the reports but bring contributions through the pedagogical coordinator manager work in the grounds of the data, but an in-depth understanding and interpretation of the facts.With this study was possible to understand the importance and the contributions of the continuing education of teachers in mathematics literacy process and the changes in the searched school context.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectAlfabetização matemáticapor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectMathematics literacyeng
dc.titlePacto nacional pela alfabetização na idade certa da formação continuada ao desafio da alfabetização matemáticapor
dc.title.alternativePact for national literacy at the right age: the continuing education literacy to the challenge of mathematicseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa teve por finalidade conhecer as contribuições da formação continuada oferecida pelo PNAIC para a alfabetização matemática de alunos do ciclo de alfabetização em uma escola municipal de Agudo/RS. A problemática que norteou esse estudo foi: Qual a importância do Pacto como formação continuada para o professor alfabetizador e qual o papel do gestor/coordenador pedagógico nesse processo pela busca da alfabetização matemática ao final do Ciclo de Alfabetização? Objetivou-se compreender a implementação do PNAIC na Escola, analisar a utilização do material didático pedagógico estudado e, analisar e comparar os índices de resultados referente a alfabetização matemática. A pesquisa possuiu uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Foram sujeitos da pesquisa as professoras alfabetizadoras, do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e a coordenadora pedagógica, bem como, a pesquisadora, pois esta inserida em tal realidade. Foram utilizados instrumentos como a observação participante, o questionário aplicado com as professoras do ciclo de alfabetização e a análise documental e estatística. A análise dos dados procurou em ir além de uma análise primitiva dos relatos e sim trazer contribuições através do trabalho do gestor/ coordenador pedagógico na fundamentação dos dados, mas sim uma compreensão aprofundada e interpretativa dos fatos. Com esse estudo foi possível compreender a importância e as contribuições da formação continuada dos professores no processo de alfabetização matemática e a mudanças no contexto escolar pesquisado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto