dc.contributor.advisor | Araújo, Cristiane Ludwig | |
dc.creator | Antunes, Paulo Roberto | |
dc.date.accessioned | 2018-11-12T12:57:45Z | |
dc.date.available | 2018-11-12T12:57:45Z | |
dc.date.issued | 2015-11-27 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14805 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This study aims to carry out an analysis of the school management, taking as its
starting point the position of the provision of (a) director (a) in a public school. The
theoretical contributions of research to bolster, in part, reflective wealth of Paro
(1996, 2000, 2001, 2002, 2011) and also in studies of Lück (1996), Dourado (2003),
Libâneo (2004), Oliveira (2004) and some legal regulations that introduce school
management based on democratic principles. Its structure is based and focused on
the mechanisms of participation and democratic management for the construction of
school social function. It starts from the assumption that part of the function, is hinged
to the role played by the director and also the questioning of the process of choosing
the director and his connection with the quality of teaching. The research follows the
methodological approach of qualitative approach to the bibliographical and having, as
a data collection tool, the semi-structured interview. Divided into three chapters, it
aims to establish the relationship between the political and the administrative
practices of the school, the organization of school and everyday teaching, with focus
on the forms of provision of the director and finally the management under the
principles of participation. Are ultimately has an interview with a director of a public
school in the city of Rondinha - RS, who accepted the invitation to the interview and
has a suitable profile for this study. The answers that served as a professional tool for
data collection, through a semi-structured questionnaire which was later analyzed
based on bibliographic studies. At the end it was found that the director, while
articulating the management team, has its leading role in effecting the necessary
changes, cry out by society, against political influence and decades of economic
education. However, it is necessary effective participation of the entire school
community for the changes happen. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Democracia | por |
dc.subject | Diretor | por |
dc.subject | Política | por |
dc.subject | Participation | eng |
dc.subject | Democracy | eng |
dc.subject | Director | eng |
dc.subject | Policy | eng |
dc.title | O provimento do cargo do diretor na construção da escola democrática: uma reflexão para os gestores escolares do município de Rondinha | por |
dc.title.alternative | The filling of the position of director in the construction of democratic school: a reflection for the school managers of the municipality of Rondinha | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sarandi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo tem por finalidade realizar uma análise sobre a gestão escolar, tendo
como ponto de partida o provimento do cargo do (a) diretor (a) em uma escola
pública. Os aportes teóricos da pesquisa amparam-se, em parte, no manancial
reflexivo de Paro (1996, 2000, 2001, 2002, 2011) e também nos estudos de Lück
(1996), Dourado (2003), Libâneo (2004), Oliveira (2004) e em algumas normativas
legais que introduzem a gestão escolar pautada nos princípios democráticos. Sua
estrutura base está centrada nos mecanismos de participação e na gestão
democrática para a construção da função social da escola. Parte-se do pressuposto
de que, parte da função, está articulada ao papel que desempenha o diretor e
também do questionamento do processo de escolha do diretor e sua ligação com a
qualidade no ensino. A pesquisa segue a perspectiva metodológica da abordagem
qualitativa do tipo bibliográfica e tendo, como instrumento de coleta de dados, a
entrevista semi-estruturada. Dividida em três capítulos, procura-se estabelecer as
relações entre o político e o administrativo das práticas escolares, a organização do
cotidiano escolar e pedagógico, com foco para as formas de provimento do diretor e
por fim a gestão sob os princípios da participação. Está ultima análise conta com
uma entrevista realizada com uma diretora de uma escola estadual do município de
Rondinha – RS, que aceitou o convite para a entrevista e tem um perfil adequado
para este estudo. As respostas dessa profissional serviram de instrumento para
coleta de dados, através de um questionário semi-estruturado que posteriormente foi
analisado com base nos estudos bibliográficos realizados. Ao final foi possível
constatar que o diretor, enquanto articulador da equipe gestora, tem seu papel de
destaque na efetivação das mudanças necessárias, clamadas pela sociedade, frente
a décadas de influência política e econômica a educação. Porém, é necessária
participação efetiva de toda a comunidade escolar para que as mudanças
aconteçam. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |