Desempenho do setor de compras da prefeitura municipal de São Martinho/RS
Resumo
O setor de compras é responsável pelo estabelecimento dos fluxos dos materiais na organização, pelo contato junto ao fornecedor e pela agilidade na entrega. Uma compra efetuada de forma errada prejudica o desenvolvimento das atividades da organização. Na Prefeitura Municipal de São Martinho/RS, o processo de compras não é realizado por um setor organizacional nessa área. As etapas principais do processo são realizadas pela equipe licitatória nomeada por Decreto Municipal no início de cada ano civil, sendo que o material com suas especificações e notas fiscais são conferidas pelo Secretário Municipal de cada pasta ou servidor designado para tal em cada secretaria. Assim sendo, definiu-se como objetivo geral deste trabalho analisar se o processo de compras na Prefeitura Municipal de São Martinho/RS segue procedimentos e formalidades específicos que buscam garantir a compra pelo melhor preço e melhor qualidade. Como método de pesquisa, além do estudo de dados bibliográficos, fez-se uma observação “in loco” de todo o processo desencadeado dentro da instituição, bem como aplicou-se um instrumento de coleta com perguntas de respostas abertas aos servidores efetivos responsáveis pelas compras públicas ou que participam dos processos licitatórios. A análise dos resultados ocorreu entre setembro e novembro de 2015 e apontaram como pontos negativos a falta de pesquisa de preços para aquisição de compras, apenas um servidor responsável pela elaboração dos processos licitatórios, erros de especificações e descrições de produtos a serem adquiridos, poucas capacitações oferecidas aos responsáveis da equipe licitatória, a falta de verificação orçamentária, bem como a elevada aquisição de bens e serviços sem o devido processo licitatório que é uma exigência legal para as compras no setor público. Desta forma, faz-se necessário que seja implantado um setor de compras na Prefeitura Municipal de São Martinho/RS para aprimorar, qualificar e aperfeiçoar o processo de compras, dando maior agilidade à execução deste processo com economia de tempo e de recursos, podendo ocorrer um maior planejamento da aquisição dos bens e serviços para o exercício, bem como a continuidade dos serviços ao longo das gestões futuras com servidores efetivos e capacitados para este fim.
Coleções
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