dc.contributor.advisor | Turchiello, Priscila | |
dc.creator | Cerqueira, Maria da Glória Costa | |
dc.date.accessioned | 2016-04-15T11:40:49Z | |
dc.date.available | 2016-04-15T11:40:49Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1481 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Pessoas com deficiência mental | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.title | Formas de olhar para o processo de inclusão de pessoas com deficiência mental na escola comum a partir da análise de documentos oficiais | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Feira de Santana, BA, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Tendo em vista a importância das concepções que permeiam a formação do professor, considerado apto para a inclusão de alunos com deficiência no ensino comum, nesse estudo, a intenção é analisar alguns dos documentos produzidos pelo Ministério da Educação em parceria com a Secretaria de Educação Especial (MEC/SEESP) buscando compreender o entendimento do Governo Federal no que diz respeito à inclusão educacional e a deficiência mental. Foram selecionados como materiais empíricos da pesquisa as publicações "Atendimento Educacional Especializado " Aspectos Legais e Orientações Pedagógicas" (2007), "Atendimento Educacional Especializado - Deficiência Mental" (2007) e a "Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva" (2008). Ao investir nas necessárias mudanças de concepções e práticas organizativas solicitadas pelo projeto inclusivo, a escola passa a constituir-se como espaço que prioriza a qualidade da educação e cria as condições para que todos os alunos sejam beneficiados pelo processo de ensino-aprendizagem. Contudo, percebe-se que o olhar do Governo para a deficiência mental reitera a idéia de que as dificuldades e atrasos apresentados por estes alunos estão relacionados à sua própria constituição individual, sendo seus desempenhos tomados como insuficientes para o atendimento dos objetivos educacionais. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |