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dc.contributor.advisorTurchiello, Priscila
dc.creatorCerqueira, Maria da Glória Costa
dc.date.accessioned2016-04-15T11:40:49Z
dc.date.available2016-04-15T11:40:49Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1481
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectPessoas com deficiência mentalpor
dc.subjectEscolapor
dc.titleFormas de olhar para o processo de inclusão de pessoas com deficiência mental na escola comum a partir da análise de documentos oficiaispor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Feira de Santana, BA, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoTendo em vista a importância das concepções que permeiam a formação do professor, considerado apto para a inclusão de alunos com deficiência no ensino comum, nesse estudo, a intenção é analisar alguns dos documentos produzidos pelo Ministério da Educação em parceria com a Secretaria de Educação Especial (MEC/SEESP) buscando compreender o entendimento do Governo Federal no que diz respeito à inclusão educacional e a deficiência mental. Foram selecionados como materiais empíricos da pesquisa as publicações "Atendimento Educacional Especializado " Aspectos Legais e Orientações Pedagógicas" (2007), "Atendimento Educacional Especializado - Deficiência Mental" (2007) e a "Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva" (2008). Ao investir nas necessárias mudanças de concepções e práticas organizativas solicitadas pelo projeto inclusivo, a escola passa a constituir-se como espaço que prioriza a qualidade da educação e cria as condições para que todos os alunos sejam beneficiados pelo processo de ensino-aprendizagem. Contudo, percebe-se que o olhar do Governo para a deficiência mental reitera a idéia de que as dificuldades e atrasos apresentados por estes alunos estão relacionados à sua própria constituição individual, sendo seus desempenhos tomados como insuficientes para o atendimento dos objetivos educacionais.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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