Mata ciliar e educação ambiental: um estudo sobre a importância da conscientização de alunos no município de Santa Maria – RS
Resumo
As matas ciliares desempenham inúmeras funções essenciais no meio ambiente, sendo consideradas como área de preservação permanente pelo Código Florestal Brasileiro. Porém, em decorrência da exploração dos recursos naturais no Brasil, onde acontecem intensa exploração e devastação, a supressão desta vegetação ciliar traz enormes consequências para os rios e toda a biodiversidade. O presente trabalho objetivou, através da Educação Ambiental, conscientizar e levar ao conhecimento dos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Walter Jobim no município de Santa Maria – RS conceitos como: o que é mata ciliar, sua importância para o meio ambiente e suas características. Além disso, buscou enfatizar problemas socioambientais gerados, alterações e questionamentos sobre o novo Código Florestal a fim de despertar interesse para uma cidadania responsável e disseminar a Educação Ambiental na comunidade em que vivem. A pesquisa foi de cunho bibliográfico e uma análise de um questionário respondido pelos alunos a fim de investigar suas concepções acerca do tema mata ciliar. Ante aos resultados obtidos com as respostas dos alunos ao questionário, constatou-se que muitos estudantes, apesar de já terem ouvido falar em Educação Ambiental, pouco sabiam sobre o que realmente se tratava e aproximadamente 77% da turma não tinha ouvido falar em mata ciliar e seus benefícios. Também desconheciam a existência de mudanças no Código Florestal e não sabiam os inúmeros problemas que a devastação desta vegetação afeta as grandes cidades. Com base nos dados gerados, a grande maioria dos alunos percebeu a real importância de preservar o meio ambiente, principalmente o cuidado com as matas ciliares, e o fundamental papel da Educação Ambiental. No entanto, ainda é necessário trabalhar ainda mais a Educação Ambiental em sala de aula para que haja um meio necessário para a construção de indivíduos responsáveis que promovam uma sadia qualidade de vida e contribuam para um desenvolvimento sustentável, bem como proporcionar informação direcionada para a conscientização das comunidades envolvidas. A pesquisa trouxe como embasamento teórico autores como Giani Motin Mocellin, Francisco Marcondes De Almeida, Alcione Adame, Elaine Oliveira Praes, Rachel Trajber e Marcos Sorrentino.
Coleções
- Educação Ambiental [190]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: