Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinheiro, Damaris Kirsch
dc.creatorMarques, José Francisco Zavaglia
dc.date.accessioned2018-11-14T09:55:49Z
dc.date.available2018-11-14T09:55:49Z
dc.date.issued2018-08-17
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14828
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2018.por
dc.description.abstractDifferent forums, symposia and other events highlight that countries should assume their commitments to take care of our planet and then assuage or extinguish attitudes that are reducing nature’s quality. The formal education should perform its function on students’ citizenship formation, developing critical thinking, change of values, attitudes and responsibility about nature. The purpose of this study is to connect the chemistry education to questions about the theme soil, pursuing students’ perceptions and to sensitize them about the impacts and consequences of human actions. The subjects of this research are 31 first year students of a private high school at Cachoeira do Sul-RS. The thematic soil was developed inside of a didactic sequence and the instruments used in this research were creation of mental map, infographic and production of abstracts based on texts about the theme. As achieved results, it was noticed a higher motivation of the students on the creation of the mental maps and infographics with image-text when compared to abstracts’ production. The groups represented through infographics’ production the impacts mining generate on society, nature and economics at local and global levels.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectSolospor
dc.subjectChemistry educationeng
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectSoilseng
dc.titleA química no ensino médio através da temática solopor
dc.title.alternativeChemistry in middle school through the theme soileng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoDiferentes fóruns, simpósios entre outros eventos destacam que os países devem assumir os seus compromissos para o cuidar do nosso planeta e assim amenizar ou extinguir atitudes que estão reduzindo a qualidade da natureza. Neste sentido, a educação formal deve desempenhar a sua função na formação da cidadania dos discentes, de modo a desenvolver o pensamento crítico, as mudanças de valores, de atitudes e a responsabilidade com a natureza. Assim, a proposta deste trabalho é relacionar o estudo da disciplina de química com questões ligadas à temática solo, buscando obter as percepções dos estudantes relacionadas ao tema e sensibilizá-los sobre os impactos e as consequências das ações humanas. Os sujeitos da pesquisa foram 31 estudantes do 1° ano do Ensino Médio de uma escola particular do Munícipio de Cachoeira do Sul-RS. A temática de solos foi desenvolvida dentro de uma sequência didática e os instrumentos utilizados, nesta pesquisa, com os discentes, foram a construção de: mapa mental, infográfico e a produção de resumos a partir de textos sobre o assunto. Como resultados alcançados, aponta-se uma maior motivação dos estudantes no envolvimento na produção dos mapas mentais e infográficos contendo imagem-texto quando comparados com a produção dos resumos textuais. Os grupos representaram a partir da produção dos infográficos o impacto que a mineração produz na sociedade, na natureza e na economia em nível local e global.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental [191]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto