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dc.contributor.advisorSilveira, Djalma Dias da
dc.creatorBernardy, Katieli
dc.date.accessioned2018-11-14T10:36:49Z
dc.date.available2018-11-14T10:36:49Z
dc.date.issued2018-08-23
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14829
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe waste theme has been pointed out as a serious environmental problem of the present time, which affects not only the urban environment, but also the rural one. Because solid waste collection often does not occur in rural areas or is insufficient, waste is eventually disposed of incorrectly, with consequences for the environment and the rural owner himself. Thus, this study aimed to contribute through Environmental Education to the destination of waste produced in rural properties of the municipality of Agudo/RS. For this, a questionnaire was applied to the families of the students of EMEF Olavo Bilac, after several activities were carried out to sensitize the students and the elaboration of a folder. According to the data obtained by the questionnaire, most of the properties surveyed are classified as family minifundia, and the largest source of residues is agricultural and, to a lesser extent, domestic. The most widely used wastes are agrochemicals, paper, plastic and packaging of seeds and fertilizers, and to a lesser extent glass, metal, organic waste, etc. Most households are concerned about the environment, and although more than half of the waste is collected directly / indirectly, many are still burned. Among the reasons for incorrect disposal of waste are the delay in collection and the lack of adequate disposal sites. In the school were developed various activities to raise awareness of students: waste collection, track, interpretation of cartoons, music production, reuse of materials, science fair and a photographic exhibition. Also a folder was produced on the research, which contains information about waste and where to discard them in the correct way. Finally, students are expected to pass on their knowledge to their families and thus better dispose of waste on rural properties.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectResíduos ruraispor
dc.subjectÂmbito ruralpor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectRural wasteeng
dc.subjectRural scopeeng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.titleContribuição da educação ambiental na destinação dos resíduos de propriedades rurais em Agudo - RSpor
dc.title.alternativeContribution of environmental education in the destination of residues of rural properties in Agudo - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoO tema resíduos vem sendo apontado como um grave problema ambiental da atualidade, que não afeta somente o meio urbano, mas também o rural. Devido a coleta de resíduos sólidos muitas vezes não acontecer no meio rural ou ser insuficiente, os resíduos acabam sendo descartados de forma incorreta, trazendo consequências ao ambiente e ao próprio proprietário rural. Assim, esse estudo visou contribuir através da Educação Ambiental para a destinação dos resíduos produzidos em propriedades rurais do município de Agudo/RS. Para isso, foi aplicado um questionário às famílias dos estudantes da EMEF Olavo Bilac, após foram realizadas diversas atividades para a sensibilização dos estudantes e a elaboração de um folder. De acordo com os dados obtidos pelo questionário a maioria das propriedades pesquisadas se enquadram como minifúndios familiares e a maior fonte de resíduos é a agrícola e em menor quantidade a doméstica. Os resíduos produzidos em maior quantidade são as embalagens de agrotóxicos, papel, plástico e embalagens de sementes e adubos, e em menor quantidade o vidro, metal, restos orgânicos, etc. A maioria das famílias se preocupa com o meio ambiente e, apesar de mais da metade dos resíduos serem recolhidos de forma direta/indireta, muitos ainda são queimados. Entre os motivos apontados para a destinação incorreta dos resíduos estão a demora no recolhimento e falta de locais adequados para o descarte. Na escola foram desenvolvidas diversas atividades para sensibilização dos estudantes: recolhimento de resíduos, trilha, interpretação de charges, produção de músicas, reutilização de materiais, feira de ciências e uma exposição fotográfica. Também foi produzido um folder sobre a pesquisa, que contém informações sobre resíduos e onde descartá-los de forma correta. Por fim, espera-se que os estudantes passem seus conhecimentos para as suas famílias e com isso haja uma melhor destinação dos resíduos nas propriedades rurais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [191]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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