dc.contributor.advisor | Santos, Angela Nediane dos | |
dc.creator | Conceição, Deuzelina Francisco da | |
dc.date.accessioned | 2016-04-15T12:35:57Z | |
dc.date.available | 2016-04-15T12:35:57Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1482 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This article, whose theme is focused on the pedagogical practices applied in the
teaching and learning of deaf students, aims to reveal the innovative experiences
developed in the CAS - Service Centre for the Deaf. This draws
attention to the role of the teacher who is facilitating public awareness and
acceptance of individual differences, thus promoting learning through
cooperation and inclusion. The entire investigative process was held in the
premises of the CAS, where the deaf students receive daily educational
follow a specialist in several areas. For the realization of this research was
counted with the collaboration of three professors. The research conducted so
far showed that it takes the involvement of all who serve students with special
educational needs, that is, it is necessary that teachers, parents and students only
condones an understanding on this matter. The article argues that bilingual education
for the deaf, a process that should be taught in school and at home, thus
ensuring the success of this innovative methodology. Special education in the
perspective of inclusive education, advocating the teaching of LBS as a
first language, leaving the Portuguese in the background. In this context, it
appears that the inclusive school must adapt to different contexts so
that all students have equal learning opportunities. Note, also, that for the bilingual
education to achieve a satisfactory outcome is necessary for
teachers fluent in LIBRAS, preferably the deaf, promote educational activities that will
capture the attention and arouse students interest, either through
lectures, seminars and workshops, making use of numerous educational resources
related to Education of the deaf. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Libras (Língua Brasileira de Sinais) | por |
dc.subject | Educação bilíngue | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.title | "Práticas pedagógicas aplicadas aos alunos surdos do CAS, durante o processo de ensino e aprendizagem" | por |
dc.title.alternative | “Pedagogical practices applied to deaf students cas during the process of teaching and learning” | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmas, TO, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo, cujo tema está voltado para as práticas pedagógicas aplicadas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos, tem por objetivo revelar as experiências inovadoras desenvolvidas no CAS - Centro de Atendimento aos Surdos. O presente chama a atenção para o papel do professor que consiste em possibilitar a conscientização e a aceitação das diferenças individuais, promovendo, assim, a aprendizagem por meio da cooperação e da inclusão social. Todo o processo investigativo realizou-se nas dependências do CAS, onde os alunos surdos recebem diariamente um acompanhamento pedagógico especializado em diversas áreas. Para a realização da presente pesquisa, contou-se com a colaboração de três professores da instituição. As pesquisas realizadas até então evidenciaram que é preciso um envolvimento de todos que atendem aos alunos com necessidades educacionais especiais, ou seja, é necessário que professores, pais e alunos compactuem de um só entendimento a respeito desse assunto. O artigo defende a educação bilíngüe para surdos, um processo que deve ser ministrado na escola e em casa, assegurando assim, o sucesso dessa metodologia inovadora. A Educação Especial, na perspectiva de educação inclusiva, preconiza o ensino de LIBRAS como primeira língua, deixando o português em segundo plano. Nesse contexto, depreende-se que a escola inclusiva deve se adaptar a diversos contextos para que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem. Nota-se, ainda, que para que o ensino bilíngüe atinja um resultado satisfatório é necessário que os professores fluentes em LIBRAS, de preferência os surdos, promovam atividades pedagógicas que cativem a atenção e despertem o interesse dos alunos, seja por meio de palestras, seminários e oficinas, fazendo uso dos inúmeros recursos didáticos direcionados à Educação dos surdos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |