Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira
dc.creatorBastos, Marelisa Giordani
dc.date.accessioned2018-11-14T14:01:48Z
dc.date.available2018-11-14T14:01:48Z
dc.date.issued2015-12-11
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14835
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe present article is about the challenges and difficulties teachers are facing in the articulation of sociology subject with the others that are part of knowledge area in human science and its technologies on new High School. To attend the new proposal is necessary to work together with an interdisciplinary way, integrating the knowledge and, beyond these challenges, Sociology subject, which is the newest in the required curriculum, is still in the beginning of its journey to be consolidated in its specificities and acknowledgement of its importance on school curriculum. The laws that propose a new model were analyzed, the initial specific formation of some teachers, articles and researches related, as also the empiric verification trough participant group observation from teachers of a public school. The disagreement between formation and professional acting by knowledge area is one of the factors that hinder the adequacy to the proposal. Some propositions are about rethink the degree’s course settings.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino médio politécnicopor
dc.subjectCiências humanaspor
dc.subjectLicenciaturapor
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectPolytechnic high schooleng
dc.subjectHuman scienceeng
dc.subjectSociologyeng
dc.subjectDegreeeng
dc.titleA articulação da sociologia com as demais disciplinas da área de ciências humanas no ensino médio politécnicopor
dc.title.alternativeThe sociology articulation with others subjects from human science in polytechnic high schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Sociologia no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo trata das dificuldades e desafios que os professores estão enfrentando na articulação da disciplina de Sociologia com as demais disciplinas que integram a área de conhecimento das Ciências Humanas e suas Tecnologias no novo Ensino Médio. Para atender a nova proposta é preciso trabalhar conjuntamente de forma interdisciplinar integrando os conhecimentos e, além destes desafios, a disciplina de Sociologia, que é a mais nova dentro do currículo obrigatório, ainda está percorrendo o início de uma caminhada para ser consolidada em suas especificidades e reconhecimento da sua importância dentro do currículo escolar. Foram analisadas as leis que propõe o novo modelo, a formação específica inicial de alguns docentes, artigos e pesquisas relacionadas como também a verificação empírica através da observação participante do grupo de professores de uma escola pública. O desencontro entre a formação disciplinar e a atuação profissional por área de conhecimento constitui um dos fatores que dificultam a adequação à proposta. Algumas proposições giram em torno de repensar a configuração dos cursos de licenciaturas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto