dc.contributor.advisor | Nishijima, Toshio | |
dc.creator | Pires, Liliane Martins | |
dc.date.accessioned | 2018-11-19T12:35:24Z | |
dc.date.available | 2018-11-19T12:35:24Z | |
dc.date.issued | 2018-06-28 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14846 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The present study was a descriptive and qualitative research that sought to know the
understanding of the students of the Projeto Mãos Dadas of Santa Maria Judô about
Environmental Education and its importance for changing attitudes toward environmental
issues. Thus, the specific objectives were: to know the social and environmental profile;
identify how they discard of waste in sports competitions; to verify the knowledge about
Environmental Education and the influence on changing attitudes toward the environmental
issues and propose Environmental Education actions. Twenty-five students from the Projeto
Mãos Dadas that train at the Colégio Estadual Tancredo Neves participated in the study.
Structured interviews were conducted and spontaneous observations with photographic
records in the seven competitions that the group participated in the year 2017. To analyze the
data was used the assumptions of the simplified content analysis. It was verified that the
students of the Projeto Mãos Dadas of Santa Maria Judô don’t have the environmental
perception necessary to change their attitudes toward environmental problems. Therefore,
from these findings, two Environmental Education actions were proposed: a visit to the
Projeto TAMAR in Florianópolis, which allowed students to acquire knowledge about the
problems caused by the incorrect discard of waste, and an educational game “A Trilha da
Educação Ambiental” prepared by the researcher who will be donated to the students and thus
provide, through play activities, an Environmental Education in a continuous way in order to
modify their habits and become aware of serious environmental problems faced by the Planet. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Conscientização ambiental | por |
dc.subject | Resíduos sólidos | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Environmental awareness | eng |
dc.subject | Solid residues | eng |
dc.title | Projeto Mãos Dadas Santa Maria Judô: uma reflexão sobre resíduos sólidos | por |
dc.title.alternative | Given Hands Project Santa Maria Judo: a reflection on solid waste | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | O presente estudo foi uma pesquisa descritiva e qualitativa que buscou conhecer o
entendimento dos alunos do Projeto Mãos Dadas do Santa Maria Judô sobre a Educação
Ambiental e sua importância para a mudança de atitude com relação as questões ambientais.
Assim, os objetivos específicos foram: conhecer o perfil social e ambiental; identificar como
faziam o descarte de resíduos nas competições esportivas; verificar os conhecimentos sobre
Educação Ambiental e a influência na mudança de atitudes com relação às questões
ambientais e propor ações de Educação Ambiental. Participaram da pesquisa vinte e cinco
alunos do Projeto Mãos Dadas que treinam no Colégio Estadual Tancredo Neves. Foram
feitas entrevistas estruturadas e observações espontâneas com registros fotográficos nas sete
competições que o grupo participou no ano de 2017. Para analisar os dados utilizou-se os
pressupostos da análise de conteúdo de forma simplificada. Constatou-se que os alunos do
Projeto Mãos Dadas do Santa Maria Judô não possuem a percepção ambiental necessária para
mudar suas atitudes frente aos problemas ambientais. Assim, a partir dessas constatações
foram propostas duas ações de Educação Ambiental: uma visita ao Projeto TAMAR em
Florianópolis que propiciou aos alunos adquirir conhecimentos acerca dos problemas
causados pelo descarte incorreto de resíduos, e um jogo educativo “A Trilha da Educação
Ambiental” elaborado pela pesquisadora que será doado aos alunos e assim proporcionará,
por meio de atividades lúdicas, uma Educação Ambiental de maneira continua a fim de
modifiquem seus hábitos e se conscientizem em relação aos graves problemas ambientais
enfrentados pelo Planeta. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |