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dc.contributor.advisorNishijima, Toshio
dc.creatorPires, Liliane Martins
dc.date.accessioned2018-11-19T12:35:24Z
dc.date.available2018-11-19T12:35:24Z
dc.date.issued2018-06-28
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14846
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present study was a descriptive and qualitative research that sought to know the understanding of the students of the Projeto Mãos Dadas of Santa Maria Judô about Environmental Education and its importance for changing attitudes toward environmental issues. Thus, the specific objectives were: to know the social and environmental profile; identify how they discard of waste in sports competitions; to verify the knowledge about Environmental Education and the influence on changing attitudes toward the environmental issues and propose Environmental Education actions. Twenty-five students from the Projeto Mãos Dadas that train at the Colégio Estadual Tancredo Neves participated in the study. Structured interviews were conducted and spontaneous observations with photographic records in the seven competitions that the group participated in the year 2017. To analyze the data was used the assumptions of the simplified content analysis. It was verified that the students of the Projeto Mãos Dadas of Santa Maria Judô don’t have the environmental perception necessary to change their attitudes toward environmental problems. Therefore, from these findings, two Environmental Education actions were proposed: a visit to the Projeto TAMAR in Florianópolis, which allowed students to acquire knowledge about the problems caused by the incorrect discard of waste, and an educational game “A Trilha da Educação Ambiental” prepared by the researcher who will be donated to the students and thus provide, through play activities, an Environmental Education in a continuous way in order to modify their habits and become aware of serious environmental problems faced by the Planet.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectConscientização ambientalpor
dc.subjectResíduos sólidospor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectEnvironmental awarenesseng
dc.subjectSolid residueseng
dc.titleProjeto Mãos Dadas Santa Maria Judô: uma reflexão sobre resíduos sólidospor
dc.title.alternativeGiven Hands Project Santa Maria Judo: a reflection on solid wasteeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoO presente estudo foi uma pesquisa descritiva e qualitativa que buscou conhecer o entendimento dos alunos do Projeto Mãos Dadas do Santa Maria Judô sobre a Educação Ambiental e sua importância para a mudança de atitude com relação as questões ambientais. Assim, os objetivos específicos foram: conhecer o perfil social e ambiental; identificar como faziam o descarte de resíduos nas competições esportivas; verificar os conhecimentos sobre Educação Ambiental e a influência na mudança de atitudes com relação às questões ambientais e propor ações de Educação Ambiental. Participaram da pesquisa vinte e cinco alunos do Projeto Mãos Dadas que treinam no Colégio Estadual Tancredo Neves. Foram feitas entrevistas estruturadas e observações espontâneas com registros fotográficos nas sete competições que o grupo participou no ano de 2017. Para analisar os dados utilizou-se os pressupostos da análise de conteúdo de forma simplificada. Constatou-se que os alunos do Projeto Mãos Dadas do Santa Maria Judô não possuem a percepção ambiental necessária para mudar suas atitudes frente aos problemas ambientais. Assim, a partir dessas constatações foram propostas duas ações de Educação Ambiental: uma visita ao Projeto TAMAR em Florianópolis que propiciou aos alunos adquirir conhecimentos acerca dos problemas causados pelo descarte incorreto de resíduos, e um jogo educativo “A Trilha da Educação Ambiental” elaborado pela pesquisadora que será doado aos alunos e assim proporcionará, por meio de atividades lúdicas, uma Educação Ambiental de maneira continua a fim de modifiquem seus hábitos e se conscientizem em relação aos graves problemas ambientais enfrentados pelo Planeta.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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