Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAmaral, Cláudia Letícia de Castro do
dc.creatorBach, Patrícia Israel
dc.date.accessioned2018-11-19T13:45:45Z
dc.date.available2018-11-19T13:45:45Z
dc.date.issued2014-11-29
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14848
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis project demonstrates the importance of play activities (games, educational games) and the educator as mediator for it to happen the contribution in students' learning in the context of school management. Methodologically the study is characterized as descriptive and exploratory. It is a qualitative research and had two moments: the first was based on a theoretical basis through the literature consists of the analysis of published texts, both in the literature, as in journals (printed and / or made available on the Internet). The second was the field research carried out between 04 to December 15, 2013 onwards in 03 municipal schools Lagoa Bonita teaching South / RS. The participants were 10 teachers and the instrument used for the elaboration of data was a closed questionnaire with questions on the subject playfulness in the classroom. This research was developed from narratives. With the study, it was concluded that most teachers often use play activities and most consider that the use of playfulness in the classroom improves learning of their students, however there is still resistance teachers and students in relation the playfulness in education, which will only be overcome through a democratic school management in which all participate and commit.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAtividades lúdicaspor
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectPlay activitieseng
dc.subjectTeaching and learning processeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleAtividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem no âmbito da gestão escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente projeto demonstra a importância das atividades lúdicas (brincadeiras, jogos pedagógicos), tendo o educador como mediador para que aconteça a contribuição na aprendizagem dos educandos no contexto da gestão escolar. Metodologicamente o estudo caracteriza-se como descritivo exploratório. É uma pesquisa qualitativa e teve dois momentos: o primeiro se apoiou em uma base teórica por meio da pesquisa bibliográfica constituída pela análise de textos publicados, tanto na literatura especializada, como em periódicos (impressos e/ou disponibilizados na Internet). O segundo foi a pesquisa de campo realizada no período de 04 a 15 de dezembro de 2013 em 03 escolas da rede municipal de ensino de Lagoa Bonita do Sul/ RS. Participaram da pesquisa 10 professores e o instrumento utilizado para elaboração de dados foi um questionário fechado com questões sobre o tema o lúdico em sala de aula. Essa pesquisa foi desenvolvida a partir de narrativas. Com a realização do estudo, concluiu-se que a grande parte dos professores utiliza com frequência atividades lúdicas e a maioria considera que o uso do lúdico em sala de aula melhora a aprendizagem de seus educandos, entretanto ainda existe resistência de professores e alunos em relação à ludicidade no ensino, o que apenas será superado através de uma gestão escolar democrática em que todos participem e se comprometam.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto