dc.contributor.advisor | Amaral, Cláudia Letícia de Castro do | |
dc.creator | Bach, Patrícia Israel | |
dc.date.accessioned | 2018-11-19T13:45:45Z | |
dc.date.available | 2018-11-19T13:45:45Z | |
dc.date.issued | 2014-11-29 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14848 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This project demonstrates the importance of play activities (games, educational games) and the educator as mediator for it to happen the contribution in students' learning in the context of school management. Methodologically the study is characterized as descriptive and exploratory. It is a qualitative research and had two moments: the first was based on a theoretical basis through the literature consists of the analysis of published texts, both in the literature, as in journals (printed and / or made available on the Internet). The second was the field research carried out between 04 to December 15, 2013 onwards in 03 municipal schools Lagoa Bonita teaching South / RS. The participants were 10 teachers and the instrument used for the elaboration of data was a closed questionnaire with questions on the subject playfulness in the classroom. This research was developed from narratives. With the study, it was concluded that most teachers often use play activities and most consider that the use of playfulness in the classroom improves learning of their students, however there is still resistance teachers and students in relation the playfulness in education, which will only be overcome through a democratic school management in which all participate and commit. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Atividades lúdicas | por |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Play activities | eng |
dc.subject | Teaching and learning process | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.title | Atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem no âmbito da gestão escolar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente projeto demonstra a importância das atividades lúdicas (brincadeiras, jogos pedagógicos), tendo o educador como mediador para que aconteça a contribuição na aprendizagem dos educandos no contexto da gestão escolar. Metodologicamente o estudo caracteriza-se como descritivo exploratório. É uma pesquisa qualitativa e teve dois momentos: o primeiro se apoiou em uma base teórica por meio da pesquisa bibliográfica constituída pela análise de textos publicados, tanto na literatura especializada, como em periódicos (impressos e/ou disponibilizados na Internet). O segundo foi a pesquisa de campo realizada no período de 04 a 15 de dezembro de 2013 em 03 escolas da rede municipal de ensino de Lagoa Bonita do Sul/ RS. Participaram da pesquisa 10 professores e o instrumento utilizado para elaboração de dados foi um questionário fechado com questões sobre o tema o lúdico em sala de aula. Essa pesquisa foi desenvolvida a partir de narrativas. Com a realização do estudo, concluiu-se que a grande parte dos professores utiliza com frequência atividades lúdicas e a maioria considera que o uso do lúdico em sala de aula melhora a aprendizagem de seus educandos, entretanto ainda existe resistência de professores e alunos em relação à ludicidade no ensino, o que apenas será superado através de uma gestão escolar democrática em que todos participem e se comprometam. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |