Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLudwig, Cristiane
dc.creatorBraz, Michele Daiana Klinger
dc.date.accessioned2018-11-19T14:02:32Z
dc.date.available2018-11-19T14:02:32Z
dc.date.issued2014-11-29
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14849
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe purpose of this study is to discuss the relationship of the school with the school community under the backdrop of the school board perspective of democratic management. The study aimed to analyze the autonomy of school before the legislation provides that when dealing with the democratic management of the school board, involving a qualitative research through literature research and participant observation in order to recognize the shape of existing management within research, and promote actions that include management via an autonomous school board. Having such research problem: how school mobilizes the school board to participate in decision making that deliberative body? This is a qualitative study, which had as an instrument to collect data to literature, with participatory observation guided the school board and the configuration of the same within a school of early childhood education, seeking to diagnose whether management is democratic effective in this area of knowledge. In the midst of these demands was possible to realize that school is a place of legitimate interactions and an environment that is constantly evolving, so that democratic school management is present in an increasing manner in which daily has new achievements and demands.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectConselho escolarpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectSchool councileng
dc.titleUm jogo de luz, câmera e ação: o conselho escolar em pautapor
dc.title.alternativeA game of light, camera and action: the board of class agendaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA proposta deste estudo é refletir sobre a relação existente entre a escola e a comunidade escolar, tendo o Conselho Escolar como pano de fundo, numa perspectiva de gestão democrática. O estudo tem como objetivo analisar a autonomia da escola diante do que prevê a legislação quando trata da gestão democrática do Conselho Escolar, reconhecer a forma de gestão existente no espaço de pesquisa e promover ações que contemplem uma gestão autônoma por intermédio do Conselho Escolar. O problema de pesquisa gira em torno da seguinte questão: como a escola mobiliza o Conselho Escolar a participar da tomada de decisão desse órgão deliberativo? Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo método é a pesquisa bibliográfica, tendo como instrumento de coleta de dados a observação participativa pautada no Conselho Escolar, e a forma como se configura no interior de uma escola de Educação Infantil a fim de diagnosticar a presença da gestão democrática nesse espaço do saber. Em meio a essas demandas, o estudo busca averiguar e perceber a escola como um espaço legítimo de interações, isto é, um ambiente em constante desenvolvimento em que a gestão escolar democrática se faz presente de maneira crescente, realizando diariamente novas conquistas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto