Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDrabach, Neila Pedrotti
dc.creatorBortoluzzi, Daiane Suptiz de Oliveira
dc.date.accessioned2018-11-19T14:46:30Z
dc.date.available2018-11-19T14:46:30Z
dc.date.issued2014-11-29
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14851
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractDown the developments which occur continuously in the educational scene, is necessary reflect about the context in which operate Educational Policies and importance to the quality of Brazilian Education. So it, this work is justified by to investigate the contributions that the full-time education is bringing to the school community and the challenges it still faces to materialize in the educational field. In this sense, the research is oriented from the following questioning: What possibilities and challenges experienced by the School Management in the implantation of More Education Program in a school of public schools in the city of Sarandi in the state Rio Grande do Sul and what contributions this program on how to improve the quality of education?. To this end, this survey aimed to examine the work of the School Management in the implantation of More Education Program in a school public schools in the city of Sarandi / RS, to identify the possibilities and challenges of this process and the contributions obtained for the improvement in quality education developed there. Hence, relied on the qualitative approach, using the research of a case study conducted at a school that develops the More Education Program, using questionnaires for the production of data and content analysis technique for understanding of the investigated reality. Thus, we realize the importance of the More Education Program plays in the school life of the students, implying a pedagogical rethink by all involved in the educational process. We observed that the contributions of the Program in school investigated yet are restricted to improvements in infrastructure and didactic materials, requiring more time, investment and qualification of activities so that the results can be perceived in the quality of learning outcomes.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectPrograma Mais Educaçãopor
dc.subjectQualidade da educaçãopor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectMore Education Programeng
dc.subjectQuality of educationeng
dc.titleEducação em tempo integral: perspectivas e desafios da gestão escolar na implantação do Programa Mais Educaçãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sarandi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoCom as mudanças que ocorrem constantemente no cenário educacional, faz-se necessário refletir sobre o contexto em que atuam as Políticas Educacionais e na sua importância para a qualidade da educação brasileira. Por isso, esse trabalho justifica-se por investigar as contribuições que a educação de tempo integral está trazendo para a comunidade escolar e os desafios que ainda enfrenta para concretizar-se no âmbito educacional. Nesse sentido, a pesquisa orienta-se a partir da seguinte problematização: Quais as possibilidades e desafios vivenciados pela Gestão Escolar na implantação do Programa Mais Educação em uma escola de rede pública estadual na cidade de Sarandi no estado o Rio Grande do Sul e quais contribuições desse Programa em relação à melhoria na qualidade da educação?. Para isso, essa pesquisa teve como objetivo analisar o trabalho da Gestão Escolar na implantação do Programa Mais Educação em uma escola da rede pública estadual na cidade de Sarandi/RS, visando identificar as possibilidades e desafios desse processo e as contribuições obtidas para a melhoria na qualidade da educação ali desenvolvida. Para tanto, apoiou-se na abordagem qualitativa, utilizando-se da pesquisa do tipo estudo de caso realizada em uma escola que desenvolve o Programa Mais Educação, utilizando-se de questionários para a produção de dados e da técnica de análise de conteúdo para a compreensão da realidade investigada. Dessa forma, percebemos a importância que o Programa Mais Educação desempenha na vida escolar dos educandos, implicando um repensar pedagógico por todos os envolvidos no processo educativo. Observamos que as contribuições do Programa na escola investigada ainda encontram-se restritas às melhorias na infraestrutura e materiais didáticos, necessitando maior tempo, investimentos e qualificação das atividades desenvolvidas para que os resultados possam ser percebidos na qualidade dos resultados educacionais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto