Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMello, Débora Teixeira de
dc.creatorTedesco, Jéssica Cristina
dc.date.accessioned2018-11-20T10:21:53Z
dc.date.available2018-11-20T10:21:53Z
dc.date.issued2018-06-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14855
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis work places the Political-Pedagogical Project at the center of the study in order to achieve democracy in the management of public schools. The first chapter turns to the legislative and historical part of the Political-Pedagogical Project as a way of understanding the current moment. In the second chapter, the theoretical basis leads to an understanding of why the Political-Pedagogical Project is important in the daily life of the school, in a vision of democratic management and teaches how to construct and use it. The third chapter encompasses the Political-Pedagogical Project and its importance in a more specific way in Early Childhood Education leading to the understanding that at this stage of Basic Education, the curriculum should be based on the child as protagonist, with a significant pedagogical proposal for children under five years.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectPedagogical political projecteng
dc.subjectChild educationeng
dc.titleA importância do projeto político-pedagógico para a consolidação da gestão democrática na escola pública de educação infantilpor
dc.title.alternativeThe importance of the political-pedagogical project for the consolidation of democratic management in the public school of children educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Francisco de Paula, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho coloca o Projeto Político-Pedagógico no centro do estudo a fim de atingir a democracia na gestão das escolas públicas. O primeiro capítulo volta-se à parte legislativa e histórica do Projeto Político-Pedagógico como forma de compreender o momento atual. No segundo capítulo, o embasamento teórico leva à compreensão do porque o Projeto Político–Pedagógico é importante no cotidiano da escola, numa visão da gestão democrática e ensina como construí-lo e utilizá-lo. O terceiro capítulo engloba o Projeto Político–Pedagógico e sua importância de forma mais específica na Educação Infantil levando a compreender que nesta etapa da Educação Básica, o currículo deve ter por base a criança como protagonista, com uma proposta pedagógica significativa para as crianças menores de cinco anos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto