Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLeão, Débora Ortiz de
dc.creatorMilani, Matheus
dc.date.accessioned2018-11-20T10:52:53Z
dc.date.available2018-11-20T10:52:53Z
dc.date.issued2018-06-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14856
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis research work has as its theme the Pedagogical Project as an instrument of democratic management. It proposes to study two schools of Early Childhood Education in the Municipality of Vale Real-RS, and how their Teachers and Educators perceive their participation in the construction of the Pedagogical Project of their School. In order to reach the objectives, the research used a qualitative approach, of case study, with questionnaires applied to the workers of these Schools, who were able to answer about their participation in the construction of the Pedagogical Project. As a result, it was obtained that the vast majority perceive their participation as fundamental and feel motivated to build the Pedagogical Project, but that some respondents do not feel stimulated or understand the importance of their participation in this collective construction.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProjeto pedagógicopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectPedagogical projecteng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titleO projeto pedagógico como instrumento da gestão democrática: estudo em duas escolas de educação infantil de Vale Real - RSpor
dc.title.alternativeThe pedagogical project as an instrument of democratic management: study in two children's education schools of Vale Real - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Francisco de Paula, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa tem como temática o Projeto Pedagógico como instrumento da gestão democrática. Propõe-se a estudar duas escolas de Educação Infantil no Município de Vale Real-RS, e como seus Professores e Educadores percebem sua participação na construção do Projeto Pedagógico da sua Escola. Para atingir os objetivos, a pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, de estudo de caso, com aplicação de questionários aos trabalhadores destas Escolas, que puderam responder sobre sua participação na construção do Projeto Pedagógico. Como resultados, obteve-se que a grande maioria percebe sua participação como fundamental e sente-se motivado a construir o Projeto Pedagógico, mas que alguns respondentes não sentem-se estimulados ou compreendem a importância de sua participação nesta construção coletiva.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto