dc.contributor.advisor | Souza, Edilson de | |
dc.creator | Coelho, Vânia Maria | |
dc.date.accessioned | 2016-04-15T14:08:04Z | |
dc.date.available | 2016-04-15T14:08:04Z | |
dc.date.issued | 2010-12-17 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1485 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This article emphasizes the importance of games as pedagogical practice in
inclusive education, seeking to understand its contribution in relation to the
acquisition of new knowledge. It is necessary that the school seeks to educate the
conceptions of democracy and autonomous, living together, recognizing and
appreciating differences. The reasoning, attention and dynamism implicit in this
process, we have games, a wide context of possible action that should not be
disregarded by the teacher as a strategy for successful learning of their students with
special needs. The methodology was based on a literature review that aimed to
examine the view of various authors on the theme. It was considered that the
contribution of the games is even recognized by psychology as a positive addition to
the students to learn effectively. Under this approach, the game appears as a tool
that allows the student to progress in teacher learning and the improvement of their
educational practice. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Jogos | por |
dc.subject | Professor | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.title | O jogo como prática pedagógica na escola inclusiva | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Conselheiro Lafaiete, MG, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O artigo ressalta a importância dos jogos enquanto prática pedagógica na
educação inclusiva, buscando compreender a sua contribuição em relação à
aquisição de novos conhecimentos. É necessário que a escola vise educar na
democracia e nas concepções autônomas, convivendo, reconhecendo e valorizando
as diferenças. O raciocínio, a atenção e o dinamismo implícitos nesse processo, têm
nos jogos, um amplo contexto de possibilidades de ação que não deve ser
desconsiderado pelo professor como estratégia para o sucesso da aprendizagem do
seu aluno portador de necessidades especiais. A metodologia utilizada se baseou
em uma revisão bibliográfica que teve por objetivo analisar a visão de diversos
autores sobre o tema proposto. Considerou-se que a contribuição dos jogos é
reconhecida até mesmo pela Psicologia como sendo um acréscimo positivo para
que os alunos possam aprender de maneira efetiva. Sob esse enfoque, o jogo figura
como instrumento que possibilita ao aluno o progresso na aprendizagem e ao
professor o aperfeiçoamento de sua prática educativa. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |