A participação da família na escola na perspectiva de pais, educadores e alunos
Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar brevemente a transformação histórica pela qual família e escola passaram e identificar como essas instituições foram se adaptando aos novos tempos e como hoje se percebe influências destes novos tempos na relação escola e família. Através do dia a dia escolar, na atuação em supervisão escolar, identifica-se que os docentes anseiam por participação dos pais de maneira mais sólida. Em contrapartida não apresentam argumentos para esta participação que consideram insuficiente, recaindo a frases clichês que não estão amparadas em elementos reais e sim em suposições. Para se buscar elementos concretos sobre as questões da participação da família na escola, sob os pontos de vista daqueles envolvidos no processo educacional, optou-se pela abordagem qualitativa do tipo pesquisa-participativa, com o objetivo de subsidiar a Gestão Escolar com dados concretos sobre a participação dos pais com o fim maior de fortalecer a Gestão Democrática no âmbito da Instituição. Um questionário, com questões objetivas e dissertativas, foi aplicado a uma amostra de pais, educadores e alunos regularmente matriculados de 6º a 9º ano, entre os meses de abril e maio de 2018, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel da Silva Pacheco, do município de Camaquã/RS. Buscou-se discutir os dados obtidos com amparo teórico de estudiosos e à luz das legislações vigentes tanto em âmbito Federal quanto Estadual. Concluiu -se que as famílias reconhecem não participar tanto quanto gostariam e que o empecilho maior se deve ao conflito do horário de trabalho com o horário de atendimento escolar. As famílias identificam os mecanismos de participação ofertados pela escola e acompanham os cadernos dos filhos, o que foi corroborado pelas respostas obtidas dos alunos. Os educadores reconhecem que medidas adotadas pela equipe gestora da escola favoreceu o diálogo com os pais e a aproximação das famílias da escola. A desvalorização dos profissionais da educação e do ensino público também foram identificados pelos educadores e pelas famílias como agravante na relação escola e família.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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