Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBandeira, Belkis Souza
dc.creatorRicardo, Geni
dc.date.accessioned2018-11-20T13:04:57Z
dc.date.available2018-11-20T13:04:57Z
dc.date.issued2018-06-29
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14864
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis work intends to bring a reflection about the lack of interest of the students in the classroom. With the research, we sought to identify the reasons why students do not show interest in school learning; identify the challenges of teaching pedagogical practice in the face of the disinterest of the student; why the school is not attracting the student; and check what is causing this lack of interest in the student. In this investigation was used as methodological precept the qualitative research, because it allows to approach in a contextualized way the universe of data of the researched topic. We also used bibliographical research, from the analysis of sources that treat the chosen theme in different ways. For the data collection, a questionnaire with two questions was used to guide the research, applied to the director, deputy director, teachers of the initial and final years of Elementary School and high school teachers. The research analysis revealed that most of the problems and challenges of the teaching career, the reason students are losing interest in learning in the classroom and why the school is not attracting students is the current model that no longer corresponds to the yearnings of students to stay in school because it is clear that classroom management is failing to reach students and that it needs to be a set of skills for classroom knowledge to be built. The results showed that this issue is a concern that has been studied for a long time and that managers are seeking strategies to combat this problem, but in a random and unplanned way, thus not obtaining an effective result. It was also concluded that it is necessary that the teacher is in constant reflection and search for its formation to overcome the challenges of the classroom, besides the support of the community in general, the institution and the public power.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão da sala de aulapor
dc.subjectGestor escolarpor
dc.subjectFalta de interesse do discentepor
dc.subjectManagement of the classroomeng
dc.subjectSchool managereng
dc.subjectLack of student interesteng
dc.titleGestão da sala de aula: um desafio para o professorpor
dc.title.alternativeManagement of the classroom: a challenge for the teachereng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Lourenço do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho teve a intenção de trazer uma reflexão a acerca da falta de interesse dos alunos pela sala de aula. Com a pesquisa, buscou-se identificar as razões pelas quais os educandos não demonstram interesse na aprendizagem escolar; identificar os desafios da prática pedagógica docente diante da questão do desinteresse do educando; o porquê da escola não estar atraindo o aluno; e verificar o que está causando essa falta de interesse no estudante. Nesta investigação foi utilizado como preceito metodológico a pesquisa qualitativa, porque oportuniza abordar de forma contextualizada o universo de dados do tema pesquisado. Também se utilizou a pesquisa bibliográfica, a partir da análise de fontes que tratam de diferentes maneiras o tema escolhido. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário com duas questões para nortear a pesquisa, aplicado ao diretor, vice-diretor, professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e professores do Ensino Médio. A análise da pesquisa revelou que a maioria dos problemas e desafios da carreira docente, a razão dos estudantes estarem perdendo o interesse pelo aprender na sala de aula e o motivo da escola não estar atraindo os alunos é o modelo atual que não corresponde mais aos anseios dos alunos para que permaneçam na escola, pois fica claro que a gestão da sala de aula não está conseguindo alcançar os alunos e que ela precisa ser detentora de um conjunto de competências para que possa haver construção de conhecimento em sala de aula. Os resultados mostraram que esse assunto é uma preocupação que já vem sendo estuda há bastante tempo e que os gestores estão buscando estratégias para combater esse problema, mas de forma aleatória e sem planejamento, não obtendo, assim, um resultado efetivo. Concluiu-se também que é necessário que o docente esteja em constante reflexão e busca pela sua formação para vencer os desafios da sala de aula, além do apoio da comunidade em geral, da instituição e do poder público.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto