dc.contributor.advisor | Fontana, Hugo Antonio | |
dc.creator | Bavaresco, Ana Paola | |
dc.date.accessioned | 2018-11-21T14:31:08Z | |
dc.date.available | 2018-11-21T14:31:08Z | |
dc.date.issued | 2014-11-29 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14882 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | The dropout and infrequency are among the main problems within the Brazilian public education. This project is about the problem as finding the causes of truancy in a public school in the county called Secret occurred during the year 2014 and what strategies are being used by the school management and family to avoid this problem. Aims to develop strategies to prevent the evasion and find their cause. Its target audience students from 6th to 9th grade of elementary school, parents and teachers of these students, the management team of the school and local Guardian Council. This study is characterized as qualitative research and ethnographic case study and as a research tool was used structured questionnaires containing specific for each and interview with members of the Guardian Council open and closed questions. Content analysis was performed descriptively results where found that dropout depends on different factors, which are intra and extra-curricular , and according to the issues raised and presented to conclude that followed the work wear , lack of parental encouragement and educational managers and uninteresting lessons are the main reasons that lead to dropout and the infrequency and the suggested strategies comes from the encouragement of family , school , teachers and the duties of government across the education , and the avoidance school prevented from it and not jeopardize the consequences of the problem. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Evasão escolar | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Dropout | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Family | por |
dc.title | Evasão e infrequência escolar: o caso de uma escola pública do município de Segredo | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A evasão e infrequência escolar estão entre os principais problemas no âmbito da educação pública brasileira. O presente projeto traz como problema analisar as causas da evasão escolar em uma Escola Pública da Rede Municipal de Segredo ocorrido durante o ano de 2014 e quais estratégias estão sendo usada pela gestão escolar e família para evitar esse problema. Tem como objetivo buscar estratégias para evitar a evasão a partir das constatações de sua causa. Tem como público alvo alunos de Sexto ao Nono Ano do Ensino Fundamental, Pais e Professores destes alunos, a Equipe Gestora da Escola e o Conselho Tutelar local. Este estudo caracteriza-se como Pesquisa Qualitativa e Estudo de Caso Etnográfico e como instrumento de pesquisa foram utilizado Questionários Estruturados contendo perguntas abertas e fechadas, específicos para cada um e Entrevista com os membros do Conselho Tutelar. Foi realizada a Análise do Conteúdo sendo apresentados os resultados de forma descritiva em que se constatou que a evasão escolar depende de diferentes fatores, sendo estes intra e extraescolares, e que de acordo com as questões levantadas concluísse que o trabalho seguido do desgaste, a falta de incentivo dos pais e gestores educacionais e as aulas desinteressantes são os principais motivos que os levam a evasão e a infrequência. As estratégias sugeridas vêm desde o incentivo da família, escola, professores e o cumprimento dos deveres do Poder Público frente à educação, sendo a evasão escolar evitada a partir disto e não atentar as consequências do problema. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |