Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A inclusão escolar de estudantes surdos em escola municipal da cidade de Teófilo Otoni - MG

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de Especialização (204.7Kb)
Data
2010
Autor
Cerqueira, Maria Amélia
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este artigo se insere em uma pesquisa bibliográfica e exploratória que busca desmistificar o processo de inclusão de alunos surdos na rede regular de ensino. Pretende-se demonstrar que a inclusão compreende um valor constitucional que em si deve consubstanciar na aceitação da diferença humana e no respeito à dignidade de cada um. A educação inclusiva coloca como meta para a escola o sucesso de todas as crianças, independentemente do nível de desempenho que cada um seja capaz de alcançar. Este estudo focaliza uma experiência de inclusão de aluno surdo em escola regular com a presença de interprete de língua de sinais. Professores e intérpretes foram entrevistados e seus depoimentos analisados. Esta pesquisa visa contribuir para reflexão a cerca de práticas inclusivas envolvendo surdos, procurando compreender seus efeitos, limites e possibilidades, buscando atitudes educacionais responsáveis e coerentes com o meio em que se insere; que é o ambiente escolar. O papel do intérprete é ainda uma ação pouco conhecida e que precisa ser mais refletida e reconhecida.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1488
Coleções
  • Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD [220]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.