dc.contributor.advisor | Furquim, Alexandra Silva dos Santos | |
dc.creator | Bento, Marcia Helena dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2018-11-22T11:52:54Z | |
dc.date.available | 2018-11-22T11:52:54Z | |
dc.date.issued | 2014-11-28 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14891 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This study focuses on the institutional evaluation. The general objective was to propose dimensions of evaluation for the management of technical and professional education. To achieve this goal it was necessary to: analysis of the dimensions of SINAES; analysis of the quality criteria of the Excellence Model in Public Management (EMPM); analysis of institutional evaluation applied in technical courses at the Polytechnic College UFSM; definition of the dimensions to be evaluated in technical and professional education. The research approach was qualitative and quantitative; first, seeking an exploratory study based the wording of the questionnaire. Them, the instrument was administered to 35 students in the second semester of the Technical Course in Management of the research institution. In data analysis, we used descriptive statistics for quantitative data and content analysis for qualitative. The main results were confirming the inapplicability of some of the evaluation questions to students, should be directed to the respective target audience, as well as the lack of inclusion of questions that evaluate the quality of teaching. The study has as conclusion a proposal of indicators for the management of technical and professional education, based on the GesPública criteria and SINAES dimensions. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Avaliação institucional | por |
dc.subject | SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) | por |
dc.subject | GesPública | por |
dc.subject | Institutional evaluation | eng |
dc.subject | SINAES dimensions | eng |
dc.subject | GesPública criteria | eng |
dc.title | Gestão do ensino técnico e profissional: proposta de dimensões de avaliação | por |
dc.title.alternative | Management of technical and professional education: proposed dimensions of evaluation | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo versa sobre a avaliação institucional, tendo como objetivo geral a proposição de dimensões de avaliação aplicáveis à gestão do ensino técnico e profissional. Para alcançar esse objetivo, foi necessário realizar: análise das dimensões do SINAES; análise dos critérios de qualidade do Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP); análise da avaliação institucional aplicada nos cursos técnicos do Colégio Politécnico da UFSM; definição das dimensões a serem avaliadas no ensino técnico e profissional. A abordagem da pesquisa foi quali-quantitativa, buscando, primeiramente, um estudo exploratório que embasou a formulação do questionário. O instrumento foi aplicado a 35 estudantes do segundo semestre do Curso Técnico em Administração da instituição pesquisada. Na análise de dados, utilizou-se a estatística descritiva para os dados quantitativos e análise de conteúdo para os qualitativos. Os principais resultados alcançados foram a confirmação da inaplicabilidade de alguns quesitos da avaliação aos discentes, devendo ser direcionada ao respectivo público-alvo, como também a falta de inserção de quesitos que avaliem a qualidade do ensino. A partir desses resultados, são propostos indicadores para a gestão do ensino técnico e profissional, a partir dos critérios do GesPública e das dimensões do SINAES. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |