dc.contributor.advisor | Azeredo, Marta Roseli de | |
dc.creator | Busch, Daniela Oliveira Almeida | |
dc.date.accessioned | 2018-11-22T12:04:42Z | |
dc.date.available | 2018-11-22T12:04:42Z | |
dc.date.issued | 2014-12-05 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14892 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This work has as its theme the democratic management of the public school, under the bias of the students, thus presents a qualitative approach on democratic management in a public school in the city of Passo Fundo-RS. And aims to report and reflect on the model of democratic management accomplished in a public school of Passo Fundo. To this end, the work focused specifically on differences between school management x school administration, through the reflection from the relevant legislation and on the mechanisms for the implementation and completion of the democratic administration. democratic administration. Based on the current literature on the topic, proposed interventions in pursuit of democratic management in school cited. At the end of the research found that students perceive school analyzed a proposal as democratic management, where people who are part of the school community have certain autonomy and freedom of action, but has some shortcomings, including the lack of a Student, actually quite seconded by students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Alunos | por |
dc.subject | Educação de qualidade | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Students | eng |
dc.subject | Quality of education | eng |
dc.title | Gestão democrática em uma escola pública: a visão dos estudantes | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como temática a gestão democrática da escola pública, sob o viés dos alunos, assim apresenta uma abordagem qualitativa sobre a gestão democrática em uma escola pública da cidade de Passo Fundo- RS. E tem como objetivo relatar e refletir sobre o modelo de gestão democrática efetivado em uma escola pública de Passo Fundo. Para tanto, o trabalho se concentrou, mais especificamente, nas diferenças entre gestão escolar x administração escolar, através da reflexão a partir da Legislação pertinente e sobre os mecanismos para a implementação e efetivação da gestão democrática. Com base na literatura vigente ao tema, propõe-se intervenções em busca da gestão democrática na escola citada. Ao término da pesquisa constatou-se que os alunos percebem que a escola analisada tem como proposta uma Gestão Democrática, onde as pessoas que fazem parte da comunidade Escolar têm certa autonomia e liberdade de ação, porém apresenta algumas falhas, dentre elas a inexistência de um Grêmio Estudantil, fato bastante destacado pelos educandos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |