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dc.contributor.advisorDutra, Claudio Emelson Guimarains
dc.creatorSilva, Francine Mendonça da
dc.date.accessioned2018-11-22T12:32:04Z
dc.date.available2018-11-22T12:32:04Z
dc.date.issued2014-11-29
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14893
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractWith the ever-growing offer of Distance Education in undergraduate and Continuing Education Courses in universities, as well as the necessity of a interdependency and shared efforts amongst systems/networks/institutions of basic education, it is evident the importance of investigating the interrelated theme on management of a distance outreach course and the quality of continuing education of Municipalities’ educational counselors. Our intention is, in this sense, relate actions management an extension distance course with legal assumptions that underlie. The methodology used was a study case and documental analysis, with a qualitative and quantitative approach. It can be pointed out from the data construction and analysis that the quality of pedagogical management requires that the team prioritizes the precepts the shared management to the development of planning actions, organization and assessment of technical and methodological guidelines related to teaching and learning processes in the AVEA. It is considered that the Pro-Council/UFSM’s management aims the assumptions of a democratic management, with the participation of the whole team, since planning, organization, monitoring and assessment of course attendees and the course itself. The principles that permeate the management processes in the routine of outreaching actions, developed by UFSM in Rio Grande do Sul are power decentralization, team autonomy, transparency and debureaucratization.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão pedagógicapor
dc.subjectEaD (Educação a Distância)por
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectConselho municipal de educaçãopor
dc.subjectEducational managementeng
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectQualityeng
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectCity board of educationeng
dc.titleA gestão de um curso de extensão a distância: relação através dos marcos legaispor
dc.title.alternativeManagement of an extension course distance: relationship through legal marcoseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoCom a oferta crescente da Educação a Distância nas Instituições de Ensino Superior (IES), assim como da necessidade de interdependência e trabalho compartilhado, cada vez mais, entre universidade e sistemas/redes/instituições de educação básica, evidencia-se importante investigar a temática inter-relacionada à gestão de um curso de extensão a distância e a qualidade da formação continuada de conselheiros municipais de educação. Objetiva-se, nesse sentido, relacionar ações da gestão de um curso de extensão a distância aos pressupostos legais que o embasam. Como metodologia utilizou-se o estudo de caso e a análise documental com abordagem quanti-qualitativa e observação participante. Pontua-se, a partir da construção e análise de dados que a qualidade da gestão pedagógica requer que a equipe pedagógica priorize os preceitos de gestão compartilhada para o desenvolvimento de ações de planejamento, organização e avaliação dos encaminhamentos teórico-metodológicos referentes aos processos de ensino e de aprendizagem no AVEA. Considera-se que a gestão do Pró-Conselho/UFSM prima pelos pressupostos da gestão democrática, com a participação de todos da equipe desde o planejamento, a organização, o monitoramento e a avaliação dos cursistas e do curso, em que a descentralização do poder, autonomia da equipe, transparência, desburocratização dos processos e ética são princípios que permeiam os processos de gestão no cotidiano das ações extensionistas desenvolvidas pela UFSM no RS.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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