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dc.contributor.advisorAraújo, Cristiane Ludwig
dc.creatorCiarini, Leticia
dc.date.accessioned2018-11-22T13:17:59Z
dc.date.available2018-11-22T13:17:59Z
dc.date.issued2015-11-27
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14895
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe purpose of this work focuses on the study of the playful presence in everyday school life together with a democratic management. Accordingly, it had as main objective to analyze and reflect on political and pedagogical questions directed to early childhood education and allow democratic relationship of faculty with a view to a participative management of all subjects involved in the school environment, highlighting the reality of a public school in public schools in the municipality of Liberato Salzano-RS. The research was based on qualitative research including field research, with observations, focuses on practical activities, with the ultimate instrument collection and preparation of a questionnaire with open questions designed to 4 teachers working in the school. Among the principal authors analyzed quotes up Arroyo (2007), Freire (1996), Gadotti and Romao (2001), National Reference Curriculum for Early Childhood Education (2001). Reflections of theoretical references and analyzed questionnaires, it is evident that promote playfulness in kindergarten, integrating the family, school, students and the general community to promote democratic management is not an easy task. It requires a reflective teacher training, permanent and committed, knowing welcoming differences, openness to new goals and objectives, adding the pedagogical proposals playfulness as an articulator element for the formative quality of early childhood education. It also requires the pedagogical coordinating a collective work that seeks harmony with the subjects involved, enabling discuss democratic management, because it is only built with the reflection of a project of society, education, children, childhood and educational institution.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectLudicidadepor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectPlayfulnesseng
dc.subjectChildhood educationeng
dc.subjectLearningeng
dc.titleO lúdico na educação infantil: o que a gestão escolar tem a ver com isso?por
dc.title.alternativeThe ludico in early childhood education: what a school management has aver with that?eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA proposta desse trabalho concentra-se no estudo da presença do lúdico no cotidiano escolar em conjunto com uma gestão democrática. Nesse sentido, teve-se como objetivo principal analisar e refletir sobre questões políticas e pedagógicas direcionadas para a Educação Infantil e que permitem a relação democrática do corpo docente com vistas a uma gestão participativa de todos os sujeitos envolvidos no ambiente escolar, ressaltando a realidade de uma escola pública na rede municipal do município de Liberato Salzano-RS. O trabalho de pesquisa teve como base a pesquisa de cunho qualitativo incluindo a pesquisa de campo, com observações, enfoques em atividades práticas, tendo como instrumento final a coleta e elaboração de um questionário com questões abertas destinadas a 4 professoras que atuam na escola. Entre os principais autores analisados cita-se Arroyo (2007), Freire (1996), Gadotti e Romão (2001), Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil (2001). Das reflexões dos referencias teóricos analisados e dos questionários aplicados, evidencia-se que promover a ludicidade na Educação Infantil, integrando a família, escola, alunos e comunidade geral para promover uma gestão democrática não é uma tarefa fácil. Requer dos professores uma formação reflexiva, permanente e comprometida, sabendo acolher as diferenças, a abertura para novos objetivos e metas, agregando nas propostas pedagógicas a ludicidade como elemento articulador para a qualidade formativa da Educação Infantil. Além disso, exige da coordenação pedagógica um trabalho coletivo que busque a harmonia com os sujeitos envolvidos, possibilitando discutir uma gestão democrática, pois a mesma só se constrói com a reflexão de um projeto de sociedade, de educação, de crianças, de infância e de instituição educativa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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