dc.contributor.advisor | Araújo, Cristiane Ludwig | |
dc.creator | Ciarini, Leticia | |
dc.date.accessioned | 2018-11-22T13:17:59Z | |
dc.date.available | 2018-11-22T13:17:59Z | |
dc.date.issued | 2015-11-27 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14895 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The purpose of this work focuses on the study of the playful presence in everyday
school life together with a democratic management. Accordingly, it had as main
objective to analyze and reflect on political and pedagogical questions directed to
early childhood education and allow democratic relationship of faculty with a view to
a participative management of all subjects involved in the school environment,
highlighting the reality of a public school in public schools in the municipality of
Liberato Salzano-RS. The research was based on qualitative research including field
research, with observations, focuses on practical activities, with the ultimate
instrument collection and preparation of a questionnaire with open questions
designed to 4 teachers working in the school. Among the principal authors analyzed
quotes up Arroyo (2007), Freire (1996), Gadotti and Romao (2001), National
Reference Curriculum for Early Childhood Education (2001). Reflections of
theoretical references and analyzed questionnaires, it is evident that promote
playfulness in kindergarten, integrating the family, school, students and the general
community to promote democratic management is not an easy task. It requires a
reflective teacher training, permanent and committed, knowing welcoming
differences, openness to new goals and objectives, adding the pedagogical
proposals playfulness as an articulator element for the formative quality of early
childhood education. It also requires the pedagogical coordinating a collective work
that seeks harmony with the subjects involved, enabling discuss democratic
management, because it is only built with the reflection of a project of society,
education, children, childhood and educational institution. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Ludicidade | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Playfulness | eng |
dc.subject | Childhood education | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.title | O lúdico na educação infantil: o que a gestão escolar tem a ver com isso? | por |
dc.title.alternative | The ludico in early childhood education: what a school management has aver with that? | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A proposta desse trabalho concentra-se no estudo da presença do lúdico no
cotidiano escolar em conjunto com uma gestão democrática. Nesse sentido, teve-se
como objetivo principal analisar e refletir sobre questões políticas e pedagógicas
direcionadas para a Educação Infantil e que permitem a relação democrática do
corpo docente com vistas a uma gestão participativa de todos os sujeitos envolvidos
no ambiente escolar, ressaltando a realidade de uma escola pública na rede
municipal do município de Liberato Salzano-RS. O trabalho de pesquisa teve como
base a pesquisa de cunho qualitativo incluindo a pesquisa de campo, com
observações, enfoques em atividades práticas, tendo como instrumento final a coleta
e elaboração de um questionário com questões abertas destinadas a 4 professoras
que atuam na escola. Entre os principais autores analisados cita-se Arroyo (2007),
Freire (1996), Gadotti e Romão (2001), Referencial Curricular Nacional Para a
Educação Infantil (2001). Das reflexões dos referencias teóricos analisados e dos
questionários aplicados, evidencia-se que promover a ludicidade na Educação
Infantil, integrando a família, escola, alunos e comunidade geral para promover uma
gestão democrática não é uma tarefa fácil. Requer dos professores uma formação
reflexiva, permanente e comprometida, sabendo acolher as diferenças, a abertura
para novos objetivos e metas, agregando nas propostas pedagógicas a ludicidade
como elemento articulador para a qualidade formativa da Educação Infantil. Além
disso, exige da coordenação pedagógica um trabalho coletivo que busque a
harmonia com os sujeitos envolvidos, possibilitando discutir uma gestão
democrática, pois a mesma só se constrói com a reflexão de um projeto de
sociedade, de educação, de crianças, de infância e de instituição educativa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |