Implicações da gestão educacional na qualidade e promoção do processo de inclusão
Resumo
A inclusão é um dos mais novos desafios da educação brasileira. Após a extinção das classes especiais, onde os alunos eram segregados a um espaço limitado e de aprendizagem mórbida eles passam a frequentar turmas regulares. Este estudo busca analisar práticas gestoras e pedagógicas contributivas para a promoção e qualidade da educação inclusiva. A legislação referente à educação inclusiva está relacionada às ações implementadas pelo gestor educacional no sentido de amenizar as dificuldades enfrentadas por ele próprio e pelos professores no que se refere à implantação e consolidação dos princípios que regem a inclusão e sua prática nas instituições de ensino regular. O problema de pesquisa que norteou o estudo foi elaborado com base nas observações e configurado na seguinte questão: Como a gestão democrática de uma Escola Estadual de Rondinha/RS pode interferir no processo de inclusão, com vistas a sua qualidade e efetiva realização? A metodologia utilizada para tal estudo foi a abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de dados um questionário aplicado ao gestor e professores do ensino regular. Como resultados da pesquisa, observa-se, por um lado, que há um grande esforço da gestão e de alguns professores em melhorar a qualidade das aulas aos alunos portadores de necessidades especiais. Por outro lado, comprovou-se que os professores não estão preparados para atenderem esses alunos em turmas regulares e deixam transparecer um descaso/descuido e deixam de preparar aulas destinadas a esses alunos, relegando-os ao sofrimento e aumentando-lhes o sentimento de exclusão. Observou-se que a Lei em vigor é clara e objetiva, mas que na realidade ela é parcialmente aplicada, uma vez que a escola em estudo oferece sala com profissional de AEE em turno inverso, procura, de forma precária, adequar às instalações físicas, a fim de torná-las acessíveis aos alunos e oferece material didático. Quanto aos professores, falta-lhes formação específica e falta-lhes responsabilidade em atender e a utilizar metodologias mais adequadas aos alunos com necessidades especiais. E, em relação à gestão, esta deve buscar envolver a comunidade escolar no cumprimento do Projeto Político Pedagógico e da legislação vigente, a fim de haver comprometimento de todos com o planejamento de atividades para os alunos incluídos e com o cumprimento das leis de acessibilidade no ambiente escolar.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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