dc.contributor.advisor | Campos, Rosana Soares | |
dc.creator | Bitencourt, Jaqueline | |
dc.date.accessioned | 2018-11-22T14:38:02Z | |
dc.date.available | 2018-11-22T14:38:02Z | |
dc.date.issued | 2015-12-28 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14899 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This article analyzes the perspectives of Sociology discipline consolidation, from the
proposal of the National Curriculum Common Base (BNCC). Although mandatory,
discipline has not yet developed a pedagogical tradition or delimitation of the
contents related to high school. It is expected that this discussion will enable the
improvement and effectiveness of your resume, especially through the possibilities of
interdisciplinary guided by integrators themes suggested by the document. They are
analyzed also the need for ongoing training of teachers, the reality of the student and
the school , in addition to the relevance of Sociology to pursue educational practices
that communicate on the professional and educational future of students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Sociologia | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Currículo nacional | por |
dc.subject | Sociology | eng |
dc.subject | High school | eng |
dc.subject | National curriculum | eng |
dc.title | As perspectivas da sociologia com a nova base curricular do ensino médio | por |
dc.title.alternative | The prospects of sociology with the new course of secondary education base | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Encantado, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo analisa as perspectivas de consolidação da disciplina de
Sociologia, a partir da proposta da Base Nacional Curricular Comum (BNCC).
Apesar de obrigatória, a disciplina ainda não desenvolveu uma tradição pedagógica
ou delimitação dos conteúdos relativos ao Ensino Médio. A expectativa é de que
essa discussão possibilite o aprimoramento e a efetivação do seu currículo,
principalmente através das possibilidades da interdisciplinaridade norteada pelos
temas integradores, sugeridos pela documento. São analisadas também, a
necessidade de formação continuada dos professores, a realidade do aluno e da
escola, além da relevância da Sociologia em buscar práticas educativas que
dialoguem sobre o futuro profissional e educacional dos alunos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |