Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRodrigues, Graciela Fagundes
dc.creatorCunha, Lisiane Santos
dc.date.accessioned2016-04-15T14:43:40Z
dc.date.available2016-04-15T14:43:40Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1491
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractEach family has an expectation when your child is born. Hearing parents struggling to find that her son is deaf, these difficulties occur, often due to lack of knowledge about deaf people, some even have contacts, meet people who are deaf, but when it comes time for the child, many do not accept such condition. The reaction varies from parent to parent, and even between father and mother. Even before acquiring oral language to a child already communicate in a non-verbal body movements, gestures, looks, crying. Thus, upon learning of this situation, when parents realize that their son (daughter) is deaf, seek resources so that it can acquire the speech, hoping that, for example, may create opportunities to deaf children, a better form of communication . Parents turn to cochlear implants because this is a feature that may make it possible to talk about deafness, bilateral sensorineural profound. This article aims to know what the reaction of parents to detect deafness in his son, characterizing the social and educational concepts constructed by parents on deafness and the reasons that lead the family to opt for a cochlear implant and expectations that arise at this attitude.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectImplante coclearpor
dc.subjectExpectativaspor
dc.titleMotivações e expectativas familiares: um estudo de caso sobre o implante coclearpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Encruzilhada do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoCada família tem uma expectativa quando nasce seu filho. Pais ouvintes enfrentam dificuldades ao descobrir que seu filho é surdo, estas dificuldades acontecem, muitas vezes, devido à falta de conhecimento sobre as pessoas surdas. Alguns até possuem contatos, conhecem pessoas surdas, mas quando chega a vez do filho, muitos não aceitam tal condição. A reação varia de família para família e até mesmo entre pai e mãe. Mesmo antes de adquirir linguagem oral à criança já se comunica de um modo não-verbal, com movimentos corporais, gestos, olhares, choro. Assim, ao tomarem conhecimento desta situação, pais quando percebem que seu filho (a) é surdo, procuram recursos para que ele possa adquirir a fala, na expectativa de que esta, por exemplo, poderá oportunizar a criança surda, uma melhor forma de comunicação. Os pais recorrem ao implante coclear por ser este, um recurso que poderá tornar possível a fala em casos de surdez, neurossensorial bilateral profunda. Este artigo visa conhecer qual a reação dos pais ao detectar a surdez em seu filho, caracterizando as concepções sociais e educacionais construídas pelos pais diante da surdez e quais as razões que levam a família a optar pelo implante coclear e que expectativas decorrem diante desta atitude.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples